Portugal
"Estás sujeito a que te partam a boca como aconteceu ao Proença", diz Henriques
2020-01-29 11:40:00
Ex-árbitro fala da realidade da arbitragem atual desde remunerações à forma como se deve gerir a carreira

Antigo árbitro, Pedro Henriques passou pelo programa 'Maluco Beleza' de Rui Unas e comentou algumas das circunstâncias da vida de árbitro, desde as polémicas, às remunerações, não esquecendo a tecnologia do VAR. Acima de tudo, o ex-árbitro deixou um recado aos agentes do futebol que semanalmente dirigem críticas às mulheres e homens do apito.

"No futebol as pessoas esquecem-se que têm telhados de vidro. Os clubes acusam os outros de coisas que se passam dentro dos próprios clubes", disse, referindo também que um árbitro tem de saber gerir a carreira ao longo dos anos.

"Não fazes um Benfica-Sporting hoje e, se correu mal, amanhã vais passear no Colombo. Estás sujeito a que te partam a boca como aconteceu ao Pedro Proença", disse, depois de falar da questão da remuneração dos árbitros.

"Ganhas dinheiro. Hoje em dia a arbitragem é bem remunerada. Um árbitro da I Liga ganha mais de mil euros por cada jogo que faz. Os profissionais ganham uma avença de dois mil e quinhentos euros mensalmente. Se forem internacionais, num jogo da Liga dos Campeões ganhas seis ou sete mil euros."

Pedro Henriques comentou também a existência de programas de futebol nas televisões e assume que, no geral, estes "prejudicam o futebol", salvo algumas exceções, onde estão presentes figuras do passado do futebol. Porém, depois existem outro tipo de programas que não agradam ao ex-árbitro.

"Temos canais que procuram incendiar e são ofensivos uns em relação aos outros. As pessoas deviam ter a humildade de dar a opinião e, sendo engenheiros ou doutores, não quererem que seja uma doutrina."

Na conversa com Rui Unas, Pedro Henriques manifestou-se ainda contra a ideia de que o futebol português é mau.

"Não concordo. Temos o melhor jogador do mundo, temos cada vez melhores e grandes jogadores. Temos um empresário que é reconhecido. Temos treinadores como Mourinho, Jesus, Manuel José. A nossa Seleção faz o que faz. Vamos ter o Artur Soares Dias no próximo Europeu. O VAR foi aqui lançado", realçou, admitindo ser "lógico que há coisas para melhorar".

"A nossa Liga tem que acabar com os jogos à segunda-feira e deixar aquele horário só para equipas que jogam na Liga Europa às quintas. Devia acabar com os jogos às 21h00. Deviamos ter jogos antes do almoço porque assim as famílias iam ao futebol e depois iam juntas almoçar", revelou no programa 'Maluco Beleza' de Rui Unas.

Pedro Henriques considerou ainda que "devem ser dadas melhores condições aos adeptos que assistem a jogos nos estádios".

"Eu em casa consigo ver o VAR e no estádio não conseguem saber a explicação do VAR? Temos de ir à procura do lado positivo. Devemos também correr com a malta que provoca desacatos."

"Nos jogos grandes aqui dizem para não levar as crianças. E levam as claques que têm cinco ou seis que provocam desacatos. Não. Prendam esses e deixem as famílias irem ao futebol".