Portugal
"Estamos perto de ser uma das melhores academias do Mundo"
2019-08-23 16:55:00
Diretor técnico da formação 'encarnada' garante que o Seixal tem condições para produzir atletas para a "elite mundial"

Pedro Marques, diretor técnico do futebol de formação do Benfica, concedeu uma entrevista ao canal 'Soccerex' na qual explica como a academia dos 'encarnados' tem produzido tantos talentos nos últimos anos. 

"Penso que provavelmente estamos perto de ser uma das melhores academias do mundo, não só pelo que se pode ver aqui em termos de instalações, qualidade das pessoas e investimento que tem sido feito nos últimos 10/12 anos, mas também no que diz respeito à produção de talentos. Se olharmos para as grandes ligas e para a primeira equipa aqui também, vemos que se trata de uma academia que pode, sem dúvida, produzir jogadores de topo para a elite mundial", afirmou, citado pelo jornal 'Record'. 

Pedro Marques acrescenta que a missão da academia é "desenvolver e promover os melhores jogadores" e explica como se encontra o equilíbrio entre ganhar como equipa e pensar no futuro dos jogadores individualmente nos escalões de formação. 

"Sabemos que não há equipas a estrear-se na formação principal, só há jogadores que o fazem, acho que é uma citação de Johan Cruyff. Então, para conseguir que um, dois, três jogadores façam sua estreia na primeira equipa, o foco tem que ser muito claro sobre o indivíduo, e através do caminho nós usamos a competição e usamos os jogos como um meio para um fim e o fim é colocá-los nas melhores condições possíveis para serem jogadores profissionais", notou. 

O diretor técnico da formação das 'águias' falou ainda do caso de João Félix e sublinhou o "talento" e a "ética de trabalho" do jovem português. 

"Penso que tem a ver com a sua ética de trabalho, o seu talento e o trabalho que tem sido feito nos últimos anos aqui na academia. Eu sei que ele jogou em níveis diferentes, e não foi por ter jogado numa idade mais jovem ou num nível mais baixo que deixou de trabalhar ou não se empenhou no seu desenvolvimento. Além disso, acho que ele também teve o apoio social e pessoal certo que complementou a sua personalidade estável e todos esses fatores contribuíram para o seu sucesso", afirmou.