Portugal
"Estamos a falar de um valor irrisório. São 28 mil euros"
2022-09-23 15:50:00
"Se deves dinheiro a jogadores ou a clubes, acabarás por entrar no fair-play financeiro", avisa ex-jogador Diogo Luís

O avançado brasileiro Tiquinho Soares decidiu avançar para tribunal contra o FC Porto reclamando uma alegada dívida de 28.806,51 euros. Para Diogo Luís, antigo jogador e especialista em assuntos económicos, para o avançado chegar a este ponto é sinal de todas as anteriores etapas não resultaram.

"Para chegar a tribunal é porque já foram passadas todas e mais algumas conversações entre Tiquinho Soares e os dirigentes e as coisas não foram cumpridas", refere Diogo Luís, apontando para o valor em causa que, à luz da realidade financeira de um clube como o FC Porto, é um valor "irrisório".

"Estamos a falar de um valor irrisório. São 28 mil euros. Mas mais uma vez o FC Porto terá de pagar para não ter de entrar na alçada do fair-play financeiro", destacou o antigo jogador de futebol, avisando que os clubes não podem ter dívidas sob pena de terem de enfrentar o mecanismo de fair-play financeiro da UEFA.

"Se deves dinheiro a jogadores ou a clubes, acabarás por entrar no fair-play financeiro e logicamente és penalizado", adiantou Diogo Luís, que falava em declarações no canal de televisão CNN Portugal.

Perante esta situação, Diogo Luís diz que "seria importante para o FC Porto ir esclarecendo os adeptos do FC Porto e do futebol" sobre a sua gestão.

"Isto é mais um exemplo da forma como o FC Porto não está a conseguir ter liquidez para pagar aquilo que são os seus compromissos", comentou o antigo jogador, que se tem dedicado nos últimos anos ao aspeto mais económico do jogo.

A esse respeito, Diogo Luís disse ainda que um treinador e um jogador são avaliados perante o rendimento desportivo que têm, ou não em campo. Por isso, diz que seria positivo ver os administradores serem avaliados pelos resultados financeiros.

"Porque é que os administradores ano após ano não só ganham o mesmo como ainda ganham mais? Porquê, quando muitas vezes têm resultados negativos? É isso que nós gostaríamos de perceber", destacou Diogo Luís, sublinhando que essa recomendação não é apenas para o FC Porto.

"Não só no FC Porto mas também no Benfica e no Sporting", sustentou, acrescentando: "Há uns que são avaliados pela vertente desportiva e nós conseguimos avaliá-los bem: jogadores, treinadores. Têm rendimento? Renovam por mais. No caso dos dirigentes nós também gostaríamos de ter essa avaliação".

Tiquinho Soares tem 31 anos e representou o FC Porto entre janeiro de 2017 a junho de 2020. O avançado regressou este ano ao Brasil, após jogar por Tianjin Teda FC, da China, e o Olympiacos, da Grécia.