As emoções do futebol de seleção está de regresso. O Campeonato da Europa está quase a arrancar e Portugal contará na Alemanha com muitos corações lusitanos a torcer pelo sucesso da turma das quinas.
Nas últimas grandes competições de seleção, Portugal contou com o apoio de muitos adeptos, alguns deles formaram mesmo um grupo organizado, ao estilo claque de clubes.
Fernando Madureira, detido no âmbito da Operação Pretoriano, chegou a liderar a claque de Portugal, puxando pelos internacionais portugueses, desde as bancadas onde Portugal jogava.
"A aguardar que FPF explique envolvimento com líder dos Super Dragões"
O nortenho foi fazendo aquilo que, por exemplo, durante anos foi visto a fazer nos estádios onde o FC Porto jogava. Ou seja, Fernando Madureira era tido como um líder no apoio a Portugal quando jogava a Seleção Nacional, tal como era o líder dos Super Dragões quando estava em campo o FC Porto.
Agora que Fernando Madureira está atrás das grades, Jaime Cancella de Abreu, conhecido adepto do Benfica, diz que espera por um esclarecimento da Federação Portuguesa de Futebol a respeito das funções que Fernando Madureira tinha no apoio a Portugal.
"Continuamos a aguardar - vá sentados - que a Federação Portuguesa de Futebol explique o seu envolvimento com o líder dos Super Dragões, detido há quatro meses como principal figura da 'Operação Pretoriano'", comentou Jaime Cancella de Abreu, ao jornal O Jogo.
Até agora, o líder da Federação Portuguesa de Futebol não falou sobre aquele que foi um dos processos mais mediáticos a envolver pessoas ligadas ao fenómeno desportivo em Portugal.
Ex-diretor do Sporting diz que Gomes "convidou Madureira"
De resto, Nuno Saraiva, ex-diretor sportinguista, em tempos, chegou mesmo a dizer que Fernando Gomes "convidou Fernando Madureira" para ser "líder da claque da Seleção".
"Estou à espera que Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, se pronuncie sobre este caso precisamente porque foi ele que convidou Fernando Madureira para ser o líder da claque da Seleção", desafiou Nuno Saraiva, poucos dias após Fernando Madureira ser detiado, realçando que publicamente ainda se aguardava por uma comunicação do dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.
Enquanto decorre a investigação relativa ao processo Operação Pretoriano, Fernando Madureira aguarda em prisão preventiva. Também a esposa, Sandra Madureira, está impedida de contactar com elementos dos Super Dragões.
Aliás, a família Madureira abdicou há poucas semanas dos cargos que desempenhava na claque Super Dragões. De resto, o grupo organizado de portistas irá a votos em breve.
Também a Seleção Nacional avança para a Alemanha. Contudo, Fernando Madureira não estará no apoio desde as bancadas, se as autoridades o mantiveram sob medidas restritivas de liberdade e de frequência em estádios.