Portugal
"Estagiei com Van Gaal, Alex Ferguson. Quando conheci o Amorim não tive dúvidas"
2021-03-08 14:55:00
"Se for campeão, acredito que será muito difícil para o Sporting continuar com Rúben Amorim", diz Micael Sequeira

Antigo adjunto de Rúben Amorim no SC Braga, Micael Sequeira recusa a ideia de que o sucesso do treinador verde e branco, que é líder do campeonato, seja fruto da "estrelinha".

"Não é verdade os que pensam que o Rúben apareceu de um dia para o outro. Ele preparou-se muito bem antes de ser treinador", esclareceu Micael Sequeira, destacando que mal António Salvador o convidou para fazer parte da equipa técnica de Amorim e viu os primeiros treinos percebeu que estava em presença de um talento na arte do treino.

"Fiz estágios com treinadores como Van Gaal, Alex Ferguson, acompanhei treinos do José Mourinho, Jesualdo Ferreira e outros. Quando conheci o Rúben e o vi a trabalhar, não tive dúvidas", refere Micael Sequeira, certo de que Amorim está na 'pista' de outros grandes nomes do treino europeu.

O ex-colaborador de Rúben Amorim salientou ainda que o atual treinador do Sporting é "um comunicador por excelência" e consegue ter também uma capacidade de liderança.

"Não se aprende. Ou se tem, ou não se tem, e o Rúben nasceu com ela", defende Micael Sequeira, admitindo que se Amorim for campeão pelo Sporting poderá deixar Alvalade.

"Se for campeão, acredito que será muito difícil para o Sporting continuar com Rúben Amorim, tenho quase a certeza que vai ter essa oportunidades porque é um grande treinador."

Na Renascença, Micael Sequeira destacou ainda que a saída de Alvalade acontecerá de uma forma rápida como se deu a mudança de Braga para o emblema lisboeta. "Vai acontecer com a mesma facilidade no fim desta época, com um grande clube europeu a convidar o Rúben", vaticina Micael Sequeira, atualmente no Lokomotiv Tashkent, do Usbequistão.

À margem do sucesso desportivo no campeonato, Amorim e o Sporting enfrentam um processo na justiça desportiva, depois de a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduzir uma acusação contra a SAD do Sporting e o treinador por causa de uma alegada "fraude" na inscrição do técnico, que na altura que chegou a Alvalade não tinha as habilitações necessárias (cursos de treinador) para ser treinador principal.

O Sporting já tranquilizou os adeptos em relação a esta situação, acreditando que tudo será esclarecido sem que Amorim seja condenado a uma suspensão que pode ir de um a seis anos.

Para o clube de Alvalade, este caso poderá "constituir um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português” e lamenta aquilo que chama de “corporativismo ultrapassado".