Portugal
"Esta é uma operação aos Super Dragões e a Fernando Madureira que fazia falta"
2024-01-31 09:55:00
Buscas vão "à liderança da claque" e "é um aviso muito sério"

Os Super Dragões têm sido alvo de buscas por parte das autoridades e Carlos Anjos, ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ), faz notar que se está a fazer história. "A claque do FC Porto também foi, ao longo do tempo, sempre tratada de uma forma diferente por por exemplo as outras claques", anotou Carlos Anjos.

O ex-inspetor da PJ, e que chegou a ser membro de uma lista candidata às eleições do Sporting, diz que não acredita que os Super Dragões tenham feito menos desacatos que outras claques de futebol.

"Quer a claque do Sporting, quer a do Benfica, não acredito que tenham feito mais desacatos que os Super Dragões e nunca sobre os Super Dragões houve grandes buscas", referiu o ex-inspetor.

Buscas das autoridades a Fernando Madureira e aos Super Dragões

Assim, "estamos a assistir a buscas aos Super Dragões numa das primeiras vezes", atirou Carlos Anjos, em declarações na CMTV, depois de Fernando Madureira e a esposa terem sido detidos pelas autoridades.

Carlos Anjos, no seu comentário aos acontecimentos, lembrou ainda que, no passado, os Super Dragões se formaram como uma espécie de "corpo de segurança privado" e acompanharam Pinto da Costa ao Tribunal de Gondomar por ocasião do julgamento do Apito Dourado. E Anjos admite que a Justiça não teve uma ação.

"Quando os Super Dragões se formaram em guarda pretoriana no processo Apito Dourado e quase que fizeram a segurança a Pinto da Costa quando ele foi ao Tribunal a Gondomar não houve por parte da polícia e da Justiça uma reação a essa espécie de guarda pretoriana, de corpo de segurança privado que se formou no Porto", comentou o ex-inspetor da PJ.

Por isso, "esta é uma operação que fazia falta", disse ainda Carlos Anjos, realçando que as buscas vão "à liderança da claque". "É um aviso muito sério e se esse aviso vai ser seguido pelos Super Dragões ou não, eu tenho algumas dúvidas", admitiu, falando também de outras lideranças de grupos de apoio a clubes de futebol.

"Fernando Madureira, ao contrário de Mustafá, líder da claque do Sporting [Juve Leo] ou da liderança diluida da claque do Benfica, é alguém que a única vez que me lembre de tomar uma posição de grande crítica foi à imprensa na Assembleia porque nas ações que no terreno os Super Dragões têm tomado, por norma, Fernando Madureira aparece depois da violência", afirmou Carlos Anjos.

"Fica na retaguarda. É preciso haver um sinal claro de que a polícia não vai permitir novas alterações da ordem pública, novas intimidações quer a votantes de outras listas, quer à Comunicação Social. Se isso vai ser seguido ou não, nos próximos tempos, nós vamos ver", concluiu Anjos.

Fernando Madureira foi detido, ele que é uma das figuras mais mediáticas das claques europeias. Líder dos Super Dragões há vários anos, Fernando Madureira foi também por várias vezes uma das figuras do apoio à Seleção Nacional, algo que já valeu críticas à FPF.