Manuel Ugarte foi um dos jogadores que mais se destacou ao serviço do Sporting na última temporada e é, por isso, um dos atletas mais cobiçados do leque de jogadores dos leões. Carlos Xavier, em declarações na Sporting TV, admitiu que o médio poderá sair, até porque Frederico Varandas já deu conta de que o uruguaio tem quase 100 por cento de hipóteses de rumar a outras paragens, mas espera que tenha sorte diferente de Enzo Fernández, ex-centrocampista do Benfica.
"Espero que o Ugarte tenha mais sorte que o Enzo. Falavam muito que era um craque e desapareceu em Inglaterra", desejou Carlos Xavier, salientando que confia que com Manuel Ugarte as coisas serão diferentes. "Mas o Ugarte é um jogador diferente e acredito que vai ser um jogador que poderá jogar em qualquer campeonato europeu", salientou o antigo capitão do Sporting.
Por outro lado, e tendo em vista a nova época, Carlos Xavier espera que o leão consiga reforçar-se no que à equipa diz respeito, mas também no que toca a outros setores que dominam o futebol nacional português.
"Acredito que este ano a equipa vai estar diferente do que foi o ano passado. Temos que mudar algumas coisas não só em termos de equipa mas em termos das quatro linhas. Temos que ser mais exigentes não só connosco mas também com os que apitam e os que comandam o jogo", aconselhou o antigo capitão sportinguista.
Carlos Xavier disse ainda que o Sporting deverá fazer o que os seus rivais fazem. "Vamos ter que ser diferentes e fazer igual que é para andar na luta", concluiu o antigo capitão do emblema de Alvalade.
Época de insucessos em Alvalade
Na última temporada, recorde-se, o Sporting não conquistou qualquer troféu, sendo que no campeonato ficou mesmo em quarto lugar, sendo superado pelo campeão Benfica, o segundo classificado que foi o FC Porto e até o SC Braga, que fechou o pódio da I Liga.
Além disso, o Sporting foi afastado na fase de grupos da Liga dos Campeões e caiu para a Liga Europa. Apesar do sucesso que foi a eliminatória contra o Arsenal, o leão acabaria por ser derrotado contra a Juventus.
No que às taças diz respeito, a turma liderada por Rúben Amorim foi afastada cedo na Taça de Portugal, em Barcelos, aos pés do Varzim, da Liga 3, que jogou em casa emprestada e bateu os leões.
Na Taça da Liga, o Sporting foi finalista mas perdeu diante do FC Porto. A turma de Sérgio Conceição bateu os leões em Leiria e levou para casa o troféu. Agora, na nova época, Carlos Xavier espera que tudo seja diferente para as cores verdes.