Portugal
"Equipa está mais segura e a acreditar naquilo que é capaz", realça Jesualdo
2021-02-25 17:30:00
Técnico do Boavista faz antevisão do jogo com o Vitória, que se disputa amanhã e marca o arranque da jornada 21

O treinador Jesualdo Ferreira reconheceu hoje que os futebolistas do Boavista estão mais confiantes pelo recente regresso aos triunfos na I Liga, na véspera da visita ao Vitória de Guimarães, na sexta-feira, na abertura da 21.ª jornada.

“Estamos a crescer e os resultados têm sido melhores, embora não de acordo com aquilo que esperaria ou que eventualmente mereceríamos. A equipa está mais segura, forte e, acima de tudo, do ponto de vista mental, a acreditar mais naquilo que é capaz de fazer”, enquadrou o técnico, em declarações publicadas nas redes sociais do clube portuense.

O triunfo alcançado na sexta-feira frente ao Moreirense (1-0) permitiu aos ‘axadrezados’ pontuarem pelo segundo jogo seguido no campeonato e obter a primeira vitória caseira desde 02 de novembro de 2020, quando derrotaram o Benfica (3-0), à sexta ronda.

“Este grupo mostra capacidade de apropriação de coisas importantes no plano tático. Apenas têm faltado os resultados que merecemos durante este período de melhores prestações. Muitas vezes, e há alguns exemplos atuais na I Liga, parece que esses resultados dão 10 pontos à frente do normal desenvolvimento de uma equipa”, admitiu.

Com Miguel Reisinho lesionado e Adil Rami ainda em dúvida, Jesualdo Ferreira espera capitalizar em Guimarães a subida dos índices anímicos do Boavista, visíveis na forma como a equipa “entende melhor o jogo e se situa no campo com muito mais equilíbrio”.

“O adversário é forte e entendo que, tendo em conta aquilo que fez até agora no plano competitivo, continuará a ser cada vez melhor, mas nós também o seremos. Por isso, vai ser um jogo interessante. Temos respeito pelo Vitória e uma crença em nós próprios de que podemos ir lá discutir o resultado, como temos feito em todos os jogos”, apontou.

Os vimaranenses acumularam três empates e duas derrotas nas últimas cinco jornadas, perdendo pujança na corrida pelo acesso às provas europeias, embora o experiente treinador desvalorize o pior momento da época do próximo adversário das ‘panteras’.

“O facto de não ter estado ao nível dos primeiros 15 jogos da I Liga não significa nada para nós. Não estamos à espera de um Guimarães diferente daquilo que foi nos meses anteriores, mas temos consciência de que essa força do Vitória vai mexer connosco e elevar o nosso foco. Quanto mais forte é o desafio, melhores temos de ser”, alertou.

Os dois clubes defrontam-se pela 130.ª ocasião nas provas nacionais e os portuenses procuram terminar uma longa ausência de triunfos em Guimarães, onde venceram pela última vez em abril de 2001 (2-1), a caminho de um inédito título de campeão nacional.

“Lembro-me de muitos jogos entre estes dois clubes do norte do país e do que valia a presença do público nesses jogos, sempre com muito amor e uma profunda paixão. Infelizmente, não teremos isto, mas sim a mesma linha que conduz o Boavista neste momento face àquilo que tem sido o trajeto do Vitória”, concluiu Jesualdo Ferreira.

O Boavista, 17.º e penúltimo colocado, com 18 pontos, visita o Vitória de Guimarães, sexto, com 32, na sexta-feira, às 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num jogo da 21.ª jornada, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.