Nuno Encarnação lamenta o silêncio de Benfica e Sporting em reação à morte de Pinto da Costa. O conhecido portista lembra que Pinto da Costa recebeu homenagens e mensagens “de quase todos os cantos do mundo menos da 2.ª Circular”.
A morte de Pinto da Costa abriu um tema na atualidade desportiva. Benfica e Sporting não emitiram qualquer nota de condolências, nem se fizeram representar no funeral da histórica figura portista.
Nuno Encarnação deu conta da sua surpresa aos microfones da Antena 1. O conhecido associado do FC Porto lembrou as homenagens de “quase todo o mundo menos da 2.ª Circular”.
“Foi uma justíssima homenagem com mensagens de quase todos os cantos do mundo menos da 2.ª Circular”, lamentou Nuno Encarnação.
O comentador foi nos últimos tempos crítico da gestão de Pinto da Costa. Mas isso não retira méritos a Pinto da Costa no entendimento de Encarnação, que elogia aquele que os portistas apelidam de ‘presidente dos presidentes’.
Quase todo mundo menos a 2.ª Circular
“Gratidão, enorme gratidão. Tenho enorme gratidão de ter um presidente que me proporcionou três troféus que vi ao vivo. Só falhei o Bayern de Munique em 1987. Fico de coração cheio de me lembrar que um presidente fez de um clube regional e catapultou-o para o mundo”, admitiu Nuno Encarnação.
Logo depois, o portista lembrou que o FC Porto “teve 7 triunfos internacionais” no futebol sob a batuta de Pinto da Costa.
“Não pode haver maior gratidão que esta”, reconheceu Nuno Encarnação, pleno de palavras de gratidão para com o presidente falecido.
“Agradeço a Pinto da Costa neste momento da despedida”, soltou Nuno Encarnação, que voltou a deixar críticas aos rivais de Lisboa.
Contudo, “incomoda-me porque são clubes tão grandes que não mereciam a pequenez de dois presidentes que estão em exercício”, assumiu Encarnação.
“Não consigo perceber esta coincidência da 2.ª Circular de um lado e de outro de não haver uma palavra sequer”, acrescentou o conhecido portista.
Deste modo, Nuno Encarnação não escondeu a desilusão. “Fico muito triste pelo Benfica e pelo Sporting terem presidentes com esta dimensão”, afirmou Nuno Encarnação.
Em suma, Pinto da Costa viveu durante 87 anos e durante 42 foi líder máximo do FC Porto. O portista ajudou a criar um emblema com dimensão internacional sustentada pelos 7 títulos internacionais no futebol que marcam a biografia de Pinto da Costa no capítulo desportivo.
Uma vez que os dois rivais de Lisboa não emitiram qualquer comunicado, o FC Porto divulgou uma nota a agradecer aos que o fizeram, não deixando passar em clara essa situação.