Portugal
"Em 79/80 fomos campeões contra tudo e contra todos. É isso que estou a sentir"
2020-12-09 11:10:00
"Há um certo receio de alguns árbitros em determinados campos", nota Manuel Fernandes

Glória do Sporting e um dos melhores avançados da história verde e branca, Manuel Fernandes não se conforma na maneira como a equipa leonina empatou na última partida do campeonato e diz que é preciso que o Conselho de Arbitragem tome medidas.

"O Conselho de Arbitragem tem de salvaguardar o próprio árbitro [Luís Godinho]", pede Manuel Fernandes, notando que contra o Sporting os árbitros têm arbitragens diferentes do que vê em outros estádios.

"Há um certo receio de alguns árbitros em determinados campos para apitarem de forma equilibrada e sem receios de qualquer espécie. Contra o Sporting é mais fácil", lamentou Manuel Fernandes, destacando ainda que acredita que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol não possa afastar todos os árbitros.

"Nem todos vão para a jarra. Se fossem todos, a jarra seria pequena", referiu, em alusão ao termo que entrou há muitos anos no futebol nacional ao dizer-se que os árbitros vão para a 'jarra' quando são afastados durante algumas semanas.

O ex-goleador leonino diz que a última arbitragem no jogo verde e branco seria motivo de chacota se fosse na Premier League ou na Liga espanhola, por exemplo.,

"Eu vou dar a minha opinião como homem que andou lá dentro. Este lance do Coates se fosse anulado em Inglaterra, na Alemanha, em França ou Espanha, toda a gente se ria. Toda a gente se ria. Infelizmente, até o Brasil em termos de arbitragem é superior a nós."

Manuel Fernandes lamenta os casos de arbitragem do jogo em Famalicão e diz que não aponta ao último lance, num golo anulado ao uruguaio Coates.

"Já nem falo do golo do Coates. Falo de outros lances capitais contra o Sporting. A dualidade de critérios foi demais", lamentou Manuel Fernandes, dizendo que espera uma reação dentro de campo dos pupilos de Rúben Amorim.

"Esta equipa está revoltada com isto que aconteceu", disse, lembrando que já no seu tempo tiveram épocas em que a vitória chegou "contra tudo e contra todos".

"Em 1979/80 fomos campeões contra tudo e contra todos. Num jogo decisivo não podíamos perder e quando vi a nomeação do Conselho de Arbitragem eu disse 'já estamos'. Mas puxei pelos meus colegas e fomos para o campo como leões. Empatámos, não perdemos e fomos campeões. É isso que estou a sentir nesta equipa", disse, na Sporting TV.

O Sporting saiu líder desta jornada do campeonato mas viu os seus rivais mais próximos já que empatou em Famalicão e viu FC Porto e Benfica vencerem nesta ronda.

Após o duelo de Famalicão, as ondas de choque da arbitragem de Luís Godinho têm sido várias e continuam, desta vez com Manuel Fernandes que lamenta que o juiz Luís Godinho tenha sido nomeado para o jogo de Famalicão, depois de já ter apitado a receção ao FC Porto, jogo que o Sporting também não venceu.

Fernando Mendes, ex-jogador do Sporting, fala mesmo na existência de uma "quadrilha" que está a ter arbitragens no futebol nacional como "há 30 anos".