Portugal
Eleições Sporting: quem apoia quem no mundo da bola leonina
2018-08-17 16:00:00
Frederico Varandas é quem reúne mais apoio de figuras ligadas ao futebol leonino, quer ex-jogadores como treinadores

O Sporting vai a votos no próximo dia 8 de setembro e o Bancada foi ver os apoios do mundo da bola leonina com que os sete candidatos à presidência do clube de Alvalade contam, alguns deles fazendo mesmo parte da futura estrutura leonina em caso de triunfo eleitoral. Frederico Varandas, candidato da Lista D, destaca-se dos demais. O antigo diretor clínico sportinguista reúne apoios de antigos campeões nacionais, como Manuel Fernandes ou Beto, entre outros com história de relevo na equipa leonina, mas também treinadores como Jorge Jesus. João Benedito, candidato da lista A também tem apoio de campeões nacionais pelo emblema de Alvalade, como André Cruz e Peter Schmeichel, que terão cargos diretivos caso a lista saia vencedora. José Maria Ricciardi (lista B) conta com José Eduardo para liderar o futebol e tem o apoio de Jorge Cadete, antigo avançado dos leões, e Dias Ferreira (Lista F) tem o apoio de Paulo Futre. Pedro Madeira Rodrigues, candidato da lista C, também reúne um leque de ex-jogadores à sua volta, entre os quais Balakov e Delfim e tem um treinador: o italiano Claudio Ranieri. Fernando Tavares Pereira (lista G) e Rui Jorge Rego (lista E) não tem nomes do futebol leonino nas suas listas, pelo menos para já.

Frederico Varandas, de 38 anos, antigo diretor clínico do Sporting, e candidato da lista D, tem na sua Comissão de Honra jogadores como Islam Slimani, avançado que representou os leões de 2013 a 2016, Daniel Carriço, atual jogador do Sevilha FC, Hilário e Carvalho, antigos jogadores leoninos, Hugo Viana, campeão nacional pelos leões em 2001/02, e treinadores como Miguel Quaresma, um dos principais adjuntos de Jorge Jesus que trabalhou nas últimas três épcoas em Alvalade, e o próprio Jesus. João Barnabé, que trabalhou na formação do clube de Alvalade, ou Mário Lino, antigo jogador e técnico dos leões também fazem parte da Comissão de Honra do militar Varandas, que conta com o apoio dos antigos jogadores do Sporting Eric Dier e Marcos Rojo, ambos a jogarem na Premier League, no Tottenham e no Manchester United, respetivamente. O médio argentino Fito Rinaudo, que representou o Sporting de 2011 a 2013 também já declarou o seu apoio à candidatura de Frederico Varandas. Mais dois argentinos e campeões pelo Sporting apoiam Varandas e dizem-se prontos a ajudar o candidato no mercado sul-americano. São eles Facundo Quiroga (1999/00 e 2001/02) e Aldo Duscher (1999/00).

Mais recentemente, foram anunciados os nomes de Manuel Fernandes, antigo avançado dos leões, e Beto, ex-central da equipa leonina. O primeiro é o diretor de 'scouting' do candidato, o segundo está apontado para 'team manager'. Dois capitães na estrutura de Varandas, caso venha a ser eleito. Manuel Fernandes foi campeão pelo Sporting em 1979/80 e 1981/82. Beto foi campeão em 1999/00 e 2001/02 e trabalhou com José Peseiro em 2004/05 em Alvalade. A estas duas figuras de peso no universo leonino juntam-se Hugo Viana, como diretor das relações internacionais e Luís Vidigal, que ficará ligado à estrutura do futebol de formação, na Academia de Alcochete, em caso de vitória da lista D.

O candidato da lista A, João Benedito, de 39 anos, ele próprio antigo jogador de futsal, também tem na sua lista dois nomes de peso, antigos campeões nacionais e para cargos diretivos. O antigo defesa central brasileiro André Cruz, bicampeão nacionaol pelos leões, em 1999/00 e 2001/02, e o guarda-redes dinamarquês Peter Schmeichel, campeão em 1999/00, vão integrar o departamento de futebol do Sporting na lista candidata à presidência dos leões liderada por Benedito. André Cruz será o diretor desportivo e Peter Schmeichel o consultor dos leões a nível internacional, em caso de vitória da lista A no ato eleitoral de 8 de setembro.

Pedro Madeira Rodrigues, empresário de 47 anos, candidato da lista C, também tem um número razoável de antigo jogadores a apoiá-lo mas difere dos restantes quanto ao nome do treinador. Enquanto todos os restantes têm apontado José Peseiro como intocável no comando técnico da equipa principal do Sporting, Madeira Rodrigues fez questão logo na apresentação da candidatura de anunciar o nome dele para treinador da equipa de futebol do Sporting, o italiano Claudio Ranieri, campeão em Inglaterra pelo Leicester City e que na temporada passada orientou o FC Nantes. Ao nome de Ranieri, escolhido para treinador, juntam-se Mariano Barreto (coordenador do futebol), José Lima (diretor para a formação) e Delfim ('team manager'). Já a pasta das relações internacionais será entregue ao antigo guarda-redes dos leões Ricardo, mas também ao antigo médio ofensivo búlgaro Krassimir Balakov e o defesa central brasileiro Marco Aurélio, que representaram o Sporting na década de 90.

José Maria Ricciardi, de 63 anos, que encabeça a Lista B, tem em José Eduardo, antigo jogador do Sporting, o responsável para o futebol dos leões em caso de triunfo nas eleições de 8 de setembro e Jorge Cadete, ex-avançado do Sporting, está na Comissão de Honra do banqueiro, assim como Pereira de Castro, antigo médico do clube.

O advogado de 71 anos, Dias Ferreira (Lista F), que repete uma candidatura, depois de ter concorrido às eleições de 2011, conta com o apoio de Paulo Futre, antigo jogador do Sporting. Dado como apoiante da candidatura de Dias Ferreira, Augusto Inácio, afastou-se das campanhas apesar de ter referido que recebeu o convite de três candidatos.

Rui Joge Rego, advogado de 46 anos, antigo secretário da Mesa da Assembleia Geral da SAD no mandato de Godinho Lopes, entre 2011 e 2013, e candidato pela lista E, anunciou esta sexta-feira que conta com Roberto Carlos, antigo internacional brasileiro que jogou no Inter e Real Madrid, que integrará a lista que vai a votos nas eleições aos órgãos sociais do Sporting.

Fernando Tavares Pereira, de 61 anos, empresário do concelho de Tábua e fundador do Movimento Apoio a Vítimas dos Incêndios de Midões, não têm, para já, ninguém ligado ao mundo da bola leonina a apoiá-los. Tavares Pereira conta antes com os apoios de um campeão mundial de kickboxing, Fernando Fernandes, e de um antigo ciclista histórico, Marco Chagas.