Um grupo de sócios do Benfica pretende apresentar à Mesa de Assembleia-Geral do clube um requerimento para que, entre outras medidas de fiscalização, “seja promovida em ato público a contagem de todos os talões comprovativos de votos e registada em ata o apuramento para divulgação aos sócios”.
De acordo com a nota disponibilizada através de uma petição online, esta pretensão vinca o direito de qualquer sócio em “fiscalizar o modo como se processaram as eleições de onde saiu o sufrágio da não eleição da lista em que votou ou que subscreveu” e em “limitar a possibilidade de tal controlo ser exercido apenas pelos titulares dos órgãos sociais eleitos, nomeadamente pelos investidos nos cargos da Mesa de Assembleia Geral.
Isto “traduz-se, na prática, na permissividade de uma diferenciação entre sócios que os Estatutos não contemplam”, defendem os subscritores, entre os quais está Francisco Benitez, candidato à Mesa da Assembleia Geral da lista de João Noronha Lopes.
Recorde-se que Luís Filipe Vieira foi recentemente eleito para o sexto mandato na liderança do Benfica no maior ato eleitoral na histórica do clube, onde recolheu 62,59 por cento dos votos.