Guarda-redes brasileiro elege a estreia pelo Benfica, frente ao Sporting, como o momento que mais o marcou
Ederson elegeu a estreia pelo Benfica, frente ao Sporting, como o momento que mais o marcou na passagem pelo clube da Luz. “Na minha estreia pelo Benfica contra o Sporting, lembro-me da palestra do Júlio [César] que emocionou o grupo todo. Quando cheguei ao jogo, lembrei-me também das palavras do Rui Costa que ficarão guardadas para sempre: ‘Não há coisa melhor do que ganhar aqui'”, contou o guarda-redes brasileiro à BTV.
O dia 5 de março de 2016 fica assinalado como a estreia de Ederson na baliza do Benfica, e logo diante o Sporting em Alvalade. Uma lesão de Júlio César obrigou a que o guarda-redes brasileiro fosse o titular a 5 de março de 2016 na baliza dos leões, num jogo crucial, que o Benfica venceu (1-0), com um golo de Mitroglou, e passou para a liderança que lhe daria mais tarde o tricampeonato.
Ederson, então com 22 anos, não acusou a pressão e mostrou logo as qualidades que despertaram o interesse agora consumado do Manchester City: frieza entre os postes, destemido nas saídas aos pés dos adversários, segurança nos cruzamentos e invulgar reposição da bola com os pés, servindo os jogadores da frente promovendo transições ofensivas rápidas. A baliza do Benfica ganhava um novo dono, na linha de nomes como Michel Preud’homme, o malogrado Robert Enke, Jan Oblak e Júlio César.
Nas declarações ao canal do clube, Ederson disse ainda que José Moreira continua a ser uma das referências. “O Moreira continua a ser a minha referência, ainda hoje falo com ele, é uma pessoa cinco estrelas”, sublinhou.
Ederson vai render ao Benfica 40 milhões de euros pela transferência para o Manchester City, sendo que metade desse valor terá de ser distríbuido por terceiros, neste caso o Rio Ave e Jorge Mendes. No City, o guarda-redes brasileiro vai reencontrar Bernardo Silva, antigo companheiro no Benfica e que foi outra das contratações dos citizens neste defeso.
Na hora de despedida, Ederson partilhou nas redes sociais uma mensagem sentida a todos os adeptos e elementos do Benfica.