Portugal
Ebuehi, um lateral "clone" de Nélson Semedo ainda com muito para evoluir
2018-05-18 22:00:00
O lateral nigeriano que despertou o interesse do Benfica é um jogador "de cultura holandesa", vocacionado para atacar

Tyronne Ebuehi, lateral direito nigeriano do Den Haag da Holanda, de 22 anos, está em Portugal para assinar pelo Benfica, e segundo treinadores e ex-colegas de equipa, é um jogador ao estilo de Nélson Semedo, atualmente no FC Barcelona, com margem de progressão, mas que também suscita algumas dúvidas se terá já maturidade tática para se impor na equipa dos encarnados. Ataca muito e descura a parte defensiva, alertam.

O lateral nigeriano chega do modesto ADO Den Haag, clube holandês onde fez a formação e ao serviço do qual realizou 82 jogos, tendo marcado apenas por uma vez. Ebuehi faz parte dos pré-convocados da Nigéria para o Mundial da Rússia e conta com 4 internacionalizações pela seleção africana - Apesar de ter nascido na Holanda, Ebuehi é internacional A pela Nigéria. No plantel do emblema holandês, Ebuehi teve como companheiro de balneário Bjorn Johnsen, avançado norueguês que chegou a representar o Atlético em 2014/15. "Ebuehi é um defesa que ataca muito bem. É um jogador bastante rápido e vejo-o como muito parecido na forma de jogar com o Nélson Semedo, que está agora no Barcelona e que defrontei quando eu estava no Atlético e ele na equipa B do Benfica", compara Bjorn Johnsen, em declarações reproduzidas pelo "O Jogo". Bjorn Johnsen prossegue a análise do futuro reforço do Benfica: "É um lateral que vai muito à linha de fundo para cruzar atrasado, falta-lhe arriscar mais vezes o remate". Para o ex-Atlético, Ebuehi é "um rapaz que trabalha muito. As coisas não lhe sobem à cabeça".

As declarações de Mitchell van der Gaag, treinador do Excelsior, referindo que Ebuehi tinha muito para crescer para poder vir a jogar no Benfica, criaram dúvidas sobre o que poderá valer o lateral cobiçado pelos encarnados. O antigo jogador do Marítimo e ex-treinador de Marítimo e Belenenses, confessou ter ficado admirado pelo interesse das águias num jogador que alinha num modesto clube da Eredivisie. "Na Holanda, apenas os clubes grandes têm atenção dos jornais. Já tinha sido uma surpresa quando o Ebuehi jogou pela Nigéria contra a Argentina. Agora aparece o Benfica", referiu Van der Gaag, em declarações reproduzidas pelo jornal "A Bola". O treinador do Excelsior descreveu o reforço dos encarnados como um lateral à holandesa, sempre à procura de atacar e apenas defender quando necessário.

"Ebuehi é jovem, apareceu na formação do Den Haag. É um lateral muito atacante. Jogador rápido, gosta de subir pelo flanco. Faz toda a ala e, como tem velocidade, consegue defender. Mas é jogador de cultura holandesa. A Holanda é ataque, não é futebol conhecido pela defesa", explicou van der Gaag que diz que o ponto fraco do jovem nigeriano é "o posicionamento a defender".

O atual treinador do Den Haag, da Holanda, o montegrino Zelijko Petrovic, que treinou o Boavista em 2006/07 (seis jogos, duas vitórias), aprova a contratação de Ebuehi. Petrovic define-o como "um míudo muito bom; um profissional que trabalha e não cria problemas”, mas que “terá de melhorar nos cruzamentos para a área”. Quanto ao resto “é um profissional, tem boa velocidade e altura adequada para um lateral”, afirmou em declarações à Bola Branca.

“O Benfica até poderia esperar pelo fim do contrato, daqui a seis meses. André Almeida não é mau jogador, mas reconheço que o clube necessita de dois jogadores para cada posição. Há sempre aspectos que um jogador pode melhorar e, no Benfica, Ebuehi só pode melhorar. Daqui a um ou dois anos pode render muito dinheiro, mas com jovens nunca se sabe” concluiu Zelijko Petrovic.