Portugal
"É verdadeiramente doloroso. No Sporting mandaram o Pepe embora"
2022-12-09 10:45:00
"Foi realmente um espalhanço de todo o tamanho", critica antigo dirigente dos leões

Capitão do FC Porto e capitão da Seleção Nacional de Portugal quando Cristiano Ronaldo não está em campo, Pepe revela uma capacidade física e mental para, perto dos 40 anos, se manter a nível elevado ao mais alto patamar no futebol internacional. Seja de dragão ou quinas ao peito, o camisola 3 segue como um dos indiscutíveis quer de Sérgio Conceição, quer de Fernando Santos sempre que a condição física assim o permite.

No Mundial do Catar, o luso-brasileiro tem sido uma das figuras da turma das quinas e Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, diz que Pepe tem sido uma "mais-valia" para a Seleção Nacional de Portugal, notando que o central tem vindo a refinar qualidades com o passar dos anos e dos jogos.

"Eu acho que a idade tem feito bem a Pepe. Eu ainda me lembro de um célebre jogo contra a Alemanha em que Pepe foi expulso no Mundial do Brasil porque se pegou com um jogador alemão e prejudicou imenso a equipa. Portanto, o Pepe tinha uma espécie de um lado lunar. Por vezes excedia-se em campo", comentou Carlos Barbosa da Cruz.

O antigo dirigente dos leões nota que o central Pepe "amadureceu, temperou um bocadinho aqueles excessos e não há dúvida nenhuma que há uma defesa da Seleção Nacional de Portugal sem Pepe e há uma com Pepe".

"É óbvio. Só quem não quer ver. Quer em termos de campo, que em termos de abordagem à bola, quer em termos de transição. Tudo isto são coisas que o Pepe traz com a sua experiência", avaliou Carlos Barbosa da Cruz, que falava em declarações na CMTV, deixando elogios para o defesa.

"Pepe mantém efetivamente duas coisas que eu gosto, que é uma boa qualidade física e uma enorme alegria de jogar. Isso nota-se", referiu Carlos Barbosa da Cruz, insistindo que não vê a Seleção Nacional, nesta altura, sem o central portista.

"Neste momento, vamos ser claros e Pepe é uma mais-valia da Seleção Nacional", determinou o antigo dirigente do Sporting, lamentando que Pepe não tenha ficado no Sporting, apesar de o clube de Alvalade ter tido essa possibilidade, em tempos, antes de Pepe deixar o Marítimo e rumar ao FC Porto.

"Sabe o que me custa mais nisto tudo? Mas verdadeiramente doloroso? O Pepe quando jogava no Marítimo esteve à experiência no Sporting. Mandaram-no embora e diziam que era caro. Foi realmente um espalhanço de todo o tamanho", rematou Carlos Barbosa da Cruz.

Depois de não ficar em Alvalade, Pepe regressou ao Marítimo, acabando por ser contratado pelo FC Porto até se transferir para o Real Madrid.

Depois, Pepe ainda jogou no Besiktas antes de voltar à Invicta para jogar de dragão ao peito novamente e se tornar uma figura do onze de Sérgio Conceição nos últimos anos.