Portugal
“É uma mensagem para os jovens que tiverem dúvidas”, diz Amorim sobre Essugo
2021-03-20 23:25:00
Treinador do Sporting explica a estreia de médio de 16 anos

O triunfo do Sporting sobre o Vitória de Guimarães (1-0), para a 24.ª jornada da I Liga, ficou marcado pela estreia de Dário Essugo, com 16 anos de idade.

Ao ser lançado por Rúben Amorim, aos 84 minutos, para o lugar de João Mário, o médio tornou-se no jogador mais jovem de sempre a jogar na equipa principal do Sporting.

Dário Essugo, que celebrou o 16.º aniversário no último sábado, não escondeu a emoção pela estreia e, após o apito final, ficou em lágrimas, sendo de imediato acarinhado pelos companheiros de equipa.

Questionado sobre as razões para apostar num miúdo de 16 anos, na conferência de imprensa após o encontro com o Vitória de Guimarães, Rúben Amorim apontou o exemplo dado a todos os jovens futebolistas que têm “dúvidas” sobre qual o melhor clube para singrarem na carreira.

“O Dário é um miúdo com muito talento, com muita humildade, trabalhou bem e faz parte do nosso projeto. É mérito do Dário e isto é também uma mensagem para os jovens jogadores. Não interessa a idade, o Sporting está neste caminho, aqueles que estiverem em dúvida entre clubes sabem que aqui têm a porta aberta, isso por vezes faz a diferença”, afirmou o treinador dos leões.

“Não interessa o dia de ontem. Os valores são muito importantes, não crescendo com isso. Parabéns ao Dario, fez por merecer, foi chamado a um treino, cumpriu, mostrou muita qualidade durante as duas semanas que trabalhou connosco. Teve a oportunidade. Precisávamos de um médio, era o médio que estava no banco. Aqueles que estiverem na dúvida entre clubes, mesmo em Portugal, sabem que no Sporting esta é a nossa aposta, por isso acho que é um bom sinal”, insistiu Rúben Amorim.

O técnico frisou que é apenas "uma peça" do projeto do Sporting de lançar novos talentos: "O projeto não é meu, era do Sporting, sou uma pequena peça, soube desde o início a ideia. Projeto é do presidente, do Hugo Viana, dos que estavam cá. Vejo as melhorias na Academia. Passa muito por aqui, temos de ir pela formação, vamos sofrer muito, quando se fala também das competições europeias. Vamos ter de sofrer muito. Este é o caminho. Hoje foi um dia bom, vai haver dias em que nos vai faltar experiência, temos de estar preparados para os bons e maus momentos".

Questionado sobre o que tinha dito a Dário Essugo, antes de o lançar em campo, Amorim respondeu que foi "basicamente" o que costuma dizer a qualquer jogador. "Vai sair o João Mário, que já tem amarelo, preciso de alguém que ajude o Palhinha, quando tiveres a bola, tens mais liberdade com o Palhinha", concluiu.