Portugal
"É uma manobra de diversão do Rui Costa"
2023-04-18 16:55:00
"Não sei que tipo de pressão. Só se for atmosférica", ironiza ex-vice do FC Porto

José Guilherme Aguiar, antigo vice-presidente do FC Porto, considera que as declarações do presidente do Benfica não são mais do que uma "manobra de diversão" nesta fase da temporada. "O Rui Costa teve a necessidade de fazer esse expediente", admite o ex-dirigente portista e ex-responsável pela Liga, dizendo que não vê pressão do FC Porto no sentido de condicionar as arbitragens.

"Não sei que tipo de pressão. Só se for atmosférica. O FC Porto não tem feito nem mais nem menos pressão que os restantes clubes, Benfica incluído. Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que é uma manobra de diversão, por um lado, e uma forma de acalmar os adeptos que começam a estar nervosos, por outro", analisou José Guilherme Aguiar.

Em declarações na TSF, o antigo vice-presidente dos portistas disse ainda que a recuperação dos azuis e brancos nas últimas jornadas abre horizontes risonhos no Dragão e este confia que a equipa orientada por Sérgio Conceição será capaz de apanhar e ultrapassar as águias. Pelo menos, esse é o seu desejo.

"O FC Porto como equipa é uma equipa experimentada. O estado de espírito que se vive no FC Porto, independentemente dos jogadores, é de grande garra e de grande solidez mental", avaliou José Guilherme Aguiar.

"É uma equipa que está mais habituada a essas recuperações que as outras que estão em luta direta consigo", concluiu o antigo vice-presidente do FC Porto.

O FC Porto recuperou seis pontos em duas rondas ao Benfica. Há poucos dias, antes de visitar o Estádio da Luz, os portistas poderiam ter ficado a 13 pontos da liderança em caso de derrota, ou a 10 em caso de empate. 

Porém, a formação liderada por Pinto da Costa venceu no Estádio da Luz e reduziu a margem de distância para sete pontos, sendo que na jornada imediatamente seguinte ao clássico houve nova aproximação azul e branca ao Benfica.

FC Porto pode pressionar ainda mais

As águias perderam na visita a Trás-Os-Montes diante do Desportivo de Chaves e o FC Porto venceu, no Estádio do Dragão, frente ao Santa Clara.

Com essa conjugação de resultados, os portistas ficaram apenas a quatro pontos da liderança que ainda é do Benfica. Agora, na próxima jornada, o FC Porto visita o Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

O jogo está agendado para sábado e o Benfica só joga no domingo, no Estádio da Luz, frente ao Estoril Praia. Quer isto dizer que, se os dragões vencerem na Mata Real, ficam a um ponto da liderança à condição.