Portugal
"É óbvio que saímos prejudicados. E somos o FC Porto, estamos habituados"
2021-09-10 17:45:00
Sérgio Conceição frisa que preparar o clássico "com dez jogadores durante uma semana e meia não é de todo normal"

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, não escondeu a indignação com a marcação do clássico com o Sporting logo a seguir à pausa para os seleções, com vários internacionais a chegarem aos clubes horas antes da partida em Alvalade, a contar para a quinta jornada da I Liga.

"Não tenho de comentar as decisões do selecionador [em relação à diferença de minutos entre jogadores do FC Porto e do Sporting nos jogos de Portugal]. Em relação à preparação do jogo [com o Sporting], obviamente que saímos prejudicados. Temos mais de mil minutos de jogo em relação ao adversário de amanhã e mais 200 mil quilómetros [de deslocações]", salientou Sérgio Conceição, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico portista rebateu a "estupidez" de alguns comentadores que defenderam que, por ser no início da temporada, a pausa para as seleções não traz grandes problemas aos clubes. "Esta madrugada estava a ver o Luis Díaz a fazer um golo e esta noite ele vai juntar-se à equipa. Uma semana e meia com dez jogadores não é de todo normal. E somos o FC Porto, estamos habituados a fornecer as seleções", afirmou, insistindo que "não faz sentido fazer um jogo do campeonato nestas condições".

O treinador dos dragões afirmou mesmo que o "lógico" seria o adiamento da partida. "Não há outra resposta que possa dar", justificou, destacando a importância de defrontar um rival na luta pelo título: "São sempre jogos importantes, chamados de jogos que valem seis pontos, porque tira três ao adversário. Gstaria de defrontar o atual campeão noutras condições, mas é o que é. Temos que olhar para as soluções, apresentar uma equipa competitiva e tentar conseguir o melhor resultado possível".

Num registo mais descontraído, Sérgio Conceição apontou que basta "um atraso" na deslocação para os dragões chegarem a Lisboa já no dia do clássico, este sábado. "Se houver um atraso, se calhar entramos no hotel já no dia do jogo. Mas não nos vamos agarrar a isso. O que queremos é ganhar o jogo e vamos trabalhar com as soluções que temos", acrescentou.

Questionado sobre se está satisfeito com o plantel para esta época, Sérgio Conceição não hesitou, admitindo que está “contente” com o que tem à disposição.

“Não sou empresário, não sou dirigente. Tenho de dar o melhor para que todos os jogadores sejam possíveis vendas. Aquilo que falo com o presidente é sobre os jogadores que são importantes para uma época. Se estou contente com o plantel que tenho? Claro que sim", garantiu.

O FC Porto, terceiro classificado, com 10 pontos, deslocou-se hoje para Lisboa, onde no sábado, às 20:30, defronta, em Alvalade, o Sporting, segundo classificado, com os mesmos pontos, numa partida relativa à quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que vai ser arbitrada pelo algarvio Nuno Almeida.