Portugal
"É o sistema, 40 anos disto"
2023-08-21 09:40:00
"Tinha mais coisas para dizer mas não vou dizer", diz antigo jogador do FC Porto

O Sporting venceu o Casa Pia num jogo que ficará recordado para sempre como um duelo onde o sistema de videoárbitro não atuou e o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol disso mesmo já deu conta e reconheceu que houve uma falha no protocolo, conduzindo à validação de um golo do Sporting que, na ótica do organismo que tutela a arbitragem nacional, não deveria ter sido validado.

Para Jorge Amaral, antigo jogador do FC Porto, viu-se no jogo do Sporting o tal "sistema" que os leões em tempos se queixaram que existia no futebol nacional. "É o sistema, 40 anos disto. É isto. É isto", insistiu o ex-jogador dos portistas, realçando que mais haveria para dizer mas prefere nem se alongar, visto que acredita que as imagens estão à vista.

"Tinha mais coisas para dizer mas não vou dizer", afirmou Jorge Amaral, em declarações na CMTV, onde salientou ainda a satisfação por este caso de arbitragem não ter ocorrido num jogo do FC Porto

"Ainda bem que o jogo não foi com o FC Porto porque se fosse com o FC Porto, se calhar, já havia uma impugnação do jogo", disse o ex-futebolista do FC Porto, vincando a sua ideia.

"Impugnação do jogo. Impugnação. O sistema está feito", concluiu a este propósito o antigo atleta dos azuis e brancos, sustentando que o que Rúben Amorim disse depois do jogo nada alterará no resultado final.

"O lance do Paulinho acaba por beliscar a vitória e não pode acontecer"

O treinador do Sporting, recorde-se, admitiu que o golo de Paulinho que abriu o marcador diante do Casa Pia não deveria ter sido validado pela equipa de arbitragem, visto que o avançado sportinguista partiu em posição ilegal.

"O lance do Paulinho acaba por beliscar a vitória e não pode acontecer. Tem um impacto grande para o Casa Pia e se está fora de jogo não pode voltar a acontecer. Não acho bem porque amanhã podemos ser nós", afirmou o técnico sportinguista, após o encontro em Rio Maior, para o campeonato.

O treinador do Sporting reconheceu ainda que mesmo com esse golo a vitória do leão é "justa". "Mesmo com o golo que não devia ser validado fomos a equipa mais perigosa e foi justo", afirmou também Ruben Amorim, que segue com seis pontos no campeonato fruto de duas vitórias em outros tantos jogos.

Conselho de Arbitragem diz que golo do Sporting é "irregular" e suspende videoárbitros

Por seu turno, o Conselho de Arbitragem concordou que houve um "erro na colocação do ponto que define a linha de fora de jogo", no "lance do primeiro golo do jogo Casa Pia-Sporting". Por isso, esta entidade suspendeu Hugo Miguel e Rui Soares, que eram responsáveis pelo VAR neste encontro.

"O golo não devia ter sido validado uma vez que o jogador encontrava-se fora de jogo por nove centímetros", afirmou o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, em nota enviada à agência Lusa já depois do fim do encontro.