Portugal
"É muito difícil adquirir o FC Porto"
2022-09-21 12:50:00
"Entrada de qualquer pessoa não tem influência no que respeita a adquirir a gestão do clube", diz Martins Soares

José Martins Soares, o primeiro sócio que desafiou Pinto da Costa em ato eleitoral e contra ele concorreu nos anos 80, sai a público para comentar os desenvolvimentos recentes da gestão da SAD portista. Numa altura em que o plantel principal tem alguns pontos de desvantagem para a liderança do Benfica, Martins Soares diz não ter receio que possa entrar um investidor na SAD azul e branca para ajudar o emblema nortenho na questão financeira.

"A entrada de qualquer pessoa não tem qualquer tipo de influência no que respeita a adquirir a gestão do clube. As ações do FC Porto são do tipo A e outras são ações que todos podemos adquirir", começou por salientar José Martins Soares, realçando que "as ações do tipo A são pertença do presidente ou dos membros da administração e que não podem ser vendidas".

Para tal, seria necessário ouvir em sede própria os associados do FC Porto, lembra José Martins Soares. "A não ser que exista um ato eleitoral ou uma alteração em assembleia geral, que é aquilo que está estabelecido nos estatutos para que efetivamente elas possam passar para a mão de outra pessoa."

Em declarações na Antena 1, o antigo candidato à presidência do FC Porto diz ainda que não vê qualquer problema que possam entrar novos administradores na SAD portista. Aliás, se tiverem provas dadas na gestão, Martins Soares até aplaude.

"Desde que sejam escolhidas pessoas para a SAD que, por acaso, tenham demonstrado na vida que são bons gestores, para mim é ótimo. Acho que não há qualquer tipo de inconveniente."

A respeito da situação financeira da SAD portista, José Martins Soares fez notar ainda que "o FC Porto não pode ser vendido" com facilidade.

"Não é permitido estatutariamente ser vendido assim", diz o antigo candidato à presidência dos azuis e brancos, certo de que esse passo, a ser dado algum dia, apenas será com uma autorização dos sócios do FC Porto.

"É muito difícil adquirir o FC Porto", refere ainda José Martins Soares de acordo com a leitura que faz dos estatutos que regem a vida associativa do emblema da Invicta.

Por outro lado, em relação ao momento da equipa principal de futebol, José Martins Soares lamentou o atual contexto desportivo, mas diz que o treinador Sérgio Conceição não pode fazer omeletes sem ovos, lamentando algumas contratações feitas pela atual administração azul e branca para a época desportiva em curso.