António Simões espera que Rui Costa possa continuar o trajeto de crescimento na cadeira de presidente do Benfica. Ainda assim, a lenda vida do clube da Luz faz notar que o maestro precisa de limar algumas arestas no cargo de liderança que ocupa no Benfica.
“É a primeira vez que um jogador de futebol se torna num presidente a este nível, portanto é um grande desafio e há uma grande expectativa”, começa por explicar António Simões, na apreciação que faz ao mandato de Rui Costa, enquanto presidente do Benfica.
“Terá muito que aprender”, salienta, recordando que existem “matérias e setores” para os quais o atual timoneiro das águias tem também de olhar no trabalho que faz diariamente na Luz.
A glória benfiquista avalia ainda o estado atual da equipa de futebol das águias, referindo que a “abundância no meio-campo cria uma hesitação” em Roger Schmidt, que ainda não encontrou a melhor combinação.
O treinador alemão é elogiado pelo antigo jogador e dirigente, que espera que este “não perca o verniz” nos próximos tempos face aos resultados e rendimento desportivo que não tem sido dentro do que os benfiquistas esperavam.
Para o rival da Segunda Circular ficam também palavras de António Simões que vê um Sporting mais candidato nesta temporada desportiva de 2023/2024.
Por isso, Rúben Amorim e o Sporting também são alvo de elogios, com António Simões a considerar os leões “muito mais candidatos que no ano passado”.
Numa viagem ao passado, o “magriço” desmistificou a maldição de Béla Guttman e a proibição de António Salazar à saída de Eusébio do Benfica. “São histórias que se contam e às vezes uma pequena mentira torna-se numa grande verdade”, concluiu, após ter afirmado: “É mentira que o Salazar não tenha deixado o Eusébio sair”.
António Simões falou ainda da ligação criada com Carlos Queiroz, que certo dia o convidou para lançar a seleção nacional feminina. “Era [Carlos Queiroz] alguém muito culto e que estava à frente dos outros” contou, lembrando o momento em que conheceu o atual selecionador do Catar, em declarações ao Final Cut – Podcast da Sports Tailors.
António Simões foi dos jogadores portugueses mais prestigiados ao longo da carreira. Fora dos relvados, a forma como fala de futebol e do futebol têm valido também a colocação da sua figura no patamar de um dos 'senadores' do futebol português. Simões jogou ao lado de grandes figuras da história do futebol nacional, com natural destaque para Eusébio da Silva Ferreira.