Portugal
"É crime. Basta". Eurico pede ao Governo para travar "predadores" do futebol
2021-02-19 14:10:00
Ex-internacional português foi campeão no Benfica, no FC Porto e no Sporting

Eurico Gomes, antigo jogador internacional português que representou e foi campeão nos apelidados de 'três grandes', diz que o futebol atingiu tal ponto em que é preciso uma intervenção governamental.

"O que estão a fazer ao futebol é crime", acusa Eurico Gomes, dizendo que é preciso "assumir responsabilidades e tomar medidas para o defender dos predadores".

Para tal, Eurico Gomes aconselha o Governo a criar um departamento para tutelar o desporto português, que tem assistido a novas polémicas nas últimas semanas, relacionadas com as arbitragens.

"Urge criar um departamento ou gabinete em exclusivo para o futebol no Governo", desafia Eurico Gomes, esperando que sejam selecionadas pessoas com competências para os cargos.

"Elegendo alguém com ADN de futebol e só futebol. Basta, basta, basta", escreveu Eurico Gomes, em mensagem deixada nas redes sociais, onde aproveitou para salientar que "quem não quer um futebol limpo não pode continuar nele".

A ideia de que o Governo deve tutelar o futebol foi também defendida por António Oliveira, ex-selecionador nacional de Portugal, até porque, no caso da arbitragem, Oliveira está certo de que não podem ser permanentemente os dirigentes dos clubes e outros protagonistas do futebol a criticarem. Por isso, pediu uma intervenção por parte do Governo.

O antigo selecionador nacional disse que "o futebol perdeu a dignidade e o respeito" e, por isso, "a tutela tem de intervir". "Os dirigentes, por muita razão que possam tem, não podem acender uma fogueira permanentemente", referiu Oliveira, certo de que já se percebeu onde está o 'problema'.

"Ninguém tem coragem para desafiar o poder. Já todos sabem onde está o 'cancro' no futebol. Todos sabem onde está mas ninguém mexe uma palha", lamentou o ex-treinador da equipa das 'quinas', não compreendendo como é que ninguém toma uma posição firme.

Nas últimas semanas, vários clubes têm criticado as arbitragens, com especial foco o FC Porto pelas vozes de Pinto da Costa, Sérgio Conceição, Vítor Baía mas também outras figuras da história do clube e para o Benfica, que já pediu explicações ao Conselho de Arbitragem por conta das últimas atuações dos árbitros através de uma “exposição detalhada”.