Portugal
“É completamente falso que Pinto da Costa tenha exigido o que quer que fosse"
2021-07-28 12:45:00
FC Porto reage a notícia do jornal Record, sobre uma exigência do clube no particular com o Lyon

O FC Porto não fez qualquer exigência relativamente à presença de público no jogo particular com a Lyon, que se disputa no dia 31 de julho, no Estádio do Dragão. A garantia é dada pelo diretor de Comunicação dos dragões, Francisco J. Marques, que desmente uma notícia do jornal Record.

De acordo com aquele jornal, esta posição de força do clube liderado por Pinto da Costa surgiu após ser permitida a presença de público (33 por cento da capacidade do estádio) na Supertaça, por "decisão tomada pela Direção-Geral da Saúde em sintonia com o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol".

Apesar de ser uma voz ativa na defesa dos adeptos aos recintos, Pinto da Costa não desenvolveu qualquer diligência, tendo em vista a abertura de portas dos estádios em jogos do FC Porto, durante a pré-época. 

"É completamente falso que Jorge Nuno Pinto da Costa, ou o FC Porto, tenha exigido o que quer que fosse", garante Francisco J. Marques, que lembra ainda que o dirigente "nem sequer se pronunciou, sendo que é conhecida a sua opinião sobre o assunto". "O presidente está no Algarve, com a equipa, e continua a trabalhar na preparação da nova época", conclui a nota do responsável pela Comunicação portista.

É conhecida a posição de Pinto da Costa sobre a proibição de presença de adeptos nos estádios. O dirigente portista tem sido uma voz ativa contra o Governo e a Direção-Geral da Saúde, criticando o encerramento das bancadas.

O dirigente não compreende as restrições impostas ao desporto-rei e teme que as mesmas persistam. “Cada um faz o que pensa, outros fazem o que não pensam. Vou abster-me de qualquer comentário no que tem sido o tratamento do Governo e da DGS relativamente ao futebol. Agora, não tenham a menor dúvida de que estão a matar o futebol”, criticou Pinto da Costa, ha poucos dias, em declarações ao Porto Canal.

O presidente do emblema azul e branco lembrou as decisões aplicadas pelos governos regionais dos Açores e da Madeira, que permitiram adeptos nas partidas da Taça da Liga. "Se eu pudesse importava os governos das ilhas para o Continente”, afirmou Pinto da Costa.

O FC Porto defronta os franceses do Lyon no último jogo da pré-época 2021/22, em 31 de julho, às 17h30, no Estádio do Dragão.

O particular com a equipa francesa, do português Anthony Lopes, segue-se aos embates com os também franceses do Lille, de José Fonte, Tiago Djaló, Xeka e Renato Sanches, no domingo, no Estádio Algarve (vitória dos dragões por 2-0), e com os italianos da Roma, de José Mourinho e Rui Patrício, no Estádio da Bela Vista, em Lagoa, hoje, às 20h00.