Portugal
Duarte Gomes ataca CMTV por expor fotos do árbitro e do VAR do Paços-FC Porto
Redação
2020-10-31 20:50:00
"Não pode valer tudo para alcançar audiências"

O antigo árbitro internacional Duarte Gomes não gostou de ver a CMTV “colocar no ar e em grande plano” o rosto dos árbitros que protagonizaram uma exibição polémica no jogo do FC Porto com o Paços de Ferreira, ontem à noite.

Após um encontro com vários casos, a estação divulgou fotografias de Nuno Almeida, o árbitro da partida na Mata Real, e André Narciso, o videoárbitro, enquanto os comentadores analisavam os lances mais polémicos.

“Não pode valer tudo para alcançar audiências”, condenou Duarte Gomes.

O ex-árbitro e agora comentador lembrou que, “ao expor a imagem física dos árbitros naquele momento em particular, houve um risco assumido e consciente de potenciar contra eles a intimidação social, pessoal e familiar”, algo que “ultrapassa, em muito, a legitimidade total de se criticar o seu trabalho e competência técnica”.

“Todos os erros devem ser penalizados e sancionados na justa proporção das falhas cometidas. Isso vale para o trabalho dos árbitros, jogadores e treinadores. E devia valer para o jornalismo também, tão importante que é o seu papel na formação de opinião”, sustentou.

Duarte Gomes realçou a importância de se ter “consciência do impacto exterior de algumas das nossas opções”, pois “há linhas que não podem ser ultrapassadas por quem tem o dever deontológico de as preservar”, mesmo que “as emoções momentâneas potenciem o contrário”.

“O início do julgamento popular não pode partir de quem tem o dever de informar com isenção e equidistância. A imprensa pode e deve permitir a discussão acesa e a liberdade de opinião dos seus comentadores, mas não pode nem deve, ainda que indiretamente, ‘instigar’ a perseguição privada, a ameaça e até a (possível) agressão física”, finalizou o antigo árbitro, aconselhando a CMTV a pedir desculpa.

O Paços de Ferreira ganhou ao FC Porto, por 3-2, numa partida marcada por vários casos e que levou mesmo à expulsão dos dois treinadores, Pepa e Sérgio Conceição.

Ainda durante o decorrer do encontro, o Paços de Ferreira escrevia, num comentário a um post no Twitter, que, "ao contrário de uns senhores que andam em campo, não somos mentirosos".

Na análise aos casos, Paulo Futre, ex-jogador e comentador da CMTV, afirmou sentir-se "humilhado".

Um canal de televisão, a pedido de um seu comentador, entendeu colocar no ar e em grande plano, o rosto dos dois...

Posted by Duarte Gomes on Saturday, 31 October 2020