Portugal
"Doze mil euros de castigo é como comprar uma raspadinha ou uma cautela"
2023-08-17 09:50:00
"Os castigos são sempre muito por baixo aqui em Portugal", lamenta treinador de futebol Daúto Faquirá

Sérgio Conceição foi suspenso por um jogo e 23 dias face ao incidente protagonizado na decisão da Supertaça Cândido de Oliveira quando, nos instantes finais, foi expulso por Luís Godinho mas recusou-se a abandonar logo o banco de suplentes. O treinador do FC Porto apenas o fez minutos mais tarde e, posteriormente, ainda abordou o árbitro no acesso aos balneários, de acordo com o que o árbitro escreveu no relatório.

O castigo e a multa aplicada a Sérgio Conceição é equiparado à compra de "uma raspadinha", segundo avalia Daúto Faquirá, treinador de futebol, que lamenta que os castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não sejam dissuasores de atitudes polémicas.

"Os castigos são sempre muito por baixo aqui em Portugal", começou por dizer o treinador, sustentando que aqui, em Portugal, o quadro penal não é "dissuasor" de comportamentos e é preciso ajustar alguma coisa.

"Doze mil euros para aquilo que é o ordenado...", criticou Daúto Faquirá, realçando que o treinador do FC Porto assim não vai mudar a sua forma de estar no banco.

"Estamos a falar de vermelho, recusar-se sair e aquelas palavras"

"O Sérgio Conceição já disse que não vai alterar a sua forma de estar. Já o disse. Terá que ser por castigos mas 12 mil euros é como se eu fosse ali comprar uma raspadinha de cinco euros", criticou Daúto Faquirá, apontando para aquilo que Sérgio Conceição fez.

"Estamos a falar de vermelho, recusar-se sair e aquelas palavras. Doze mil euros é uma raspadinha, uma cautela de dois ou três euros", insistiu Daúto Faquirá, que falava em declarações na CNN Portugal.

Como exemplo, o treinador lembrou que as coimas e multas de trânsito são diferentes. "No trânsito, a multa não tem nada que ver com isto e depois ainda há os pontos", vincou Daúto Faquirá.

Depois da expulsão em Aveiro, não mais Sérgio Conceição falou publicamente em conferência de imprensa. A exceção foi uma publicação que o treinador do FC Porto fez nas redes sociais para evocar a memória do pai, onde pediu proteção.

"Sei que aí de cima, continua a olhar por nós. A dar-nos força para os desafios que enfrentamos, a proteger-nos das injustiças com que tentam mandar-nos abaixo. Neste momento difícil, como em todos os outros, sentimos sempre a sua força", escreveu o treinador do FC Porto, no Twitter, em mensagem ao pai, horas depois da derrota na Supertaça Cândido de Oliveira diante do Benfica por 2-0.