Portugal
"Doutor Varandas, porque não conta o que sabe?", pergunta Hélder Amaral
2020-11-12 12:00:00
Conhecido associado quer que Varandas diga o que prometeu dizer sobre o campeonato 2015/16

Numa altura em que se levantam suspeitas sobre a forma como, alegadamente, o Benfica terá vencido o campeonato na época 2015/16, os adeptos do Sporting reclamam com Frederico Varandas aquilo que foi uma promessa eleitoral do então candidato, agora presidente, de contar o que sabe sobre essa época em que acompanhou de perto a formação orientada por Jorge Jesus na qualidade de líder clínico dos leões.

Hélder Amaral, conhecido adepto do Sporting, é um desses associados que está à espera de saber o que tem para dizer Frederico Varandas a respeito dessa temporada e desse campeonato.

De resto, Hélder Amaral não entende o silêncio de Frederico Varandas que, deste modo, não responde aos associados sobre aquilo que prometeu em campanha eleitoral.

"Sobre a época 2015/16, impõem-se três perguntas", revela Hélder Amaral, dizendo deixando as questões à consideração do atual presidente do Sporting.

"Doutor Varandas, porque não conta o que sabe?", questiona o conhecido associado dos leões, lançando algumas possibilidades para o silêncio, até agora, de Frederico Varandas.

"Para se defender (é compreensível), para defender o Sporting (aceitável), ou para defender amigos/aliados?", pergunta Hélder Amaral, em mensagem deixada nas redes sociais.

O conhecido adepto leonino diz que se a razão para o silêncio de Frederico Varandas for a alegada defesa de "amigos/aliados" então, nesse cenário "percebe-se, mas junta-se ao grupo que atenta contra a verdade desportiva".

Tal situação é, pois, encarada com "pena" por parte de Hélder Amaral, recordando palavras de Frederico Varandas após um jantar de campanha, no Campo Grande, quando prometeu aos associados "revelações" sobre a época 2015/16, que o Benfica venceu com Rui Vitória.

"Dizem-me que é preciso travar guerras, que o sistema é complicado... Eu digo isto: O campeonato de 2015/16 é nosso", assegurou durante a campanha eleitoral, em 2018.

O então candidato e agora presidente lembrou algumas situações que acabara por acontecer antes de prometer que teria algo mais para contar sobre essa época.

"Na última jornada, depois do jogo com o SC Braga, desci ao balneário a chorar de raiva. Todos viram. Senti que fomos melhores dentro do campo. Mas senti que não bastou ser melhor. E quando estava a chorar e com vontade de partir o balneário, apareceu o mister Miguel Quaresma, que me abraçou e disse: 'Não chore, esqueça isso, doutor'. Não, jamais esquecerei aquelas lágrimas. Guardei-as e são elas que me vão dar força para fazer do Sporting campeão. E vou fazê-lo."

Frederico Varandas prometeu então aos sócios que contaria tudo que presenciou ao longo de "11 anos de futebol", se estes escolhessem a sua lista para vencer o ato eleitoral em Alvalade.

"Dizem-me que na guerra é preciso andar na lama e baixar de nível, mas o soldado mais forte é aquele que anda na linha da frente. Não anda na lama. Não é preciso andar na lama, mas se for preciso vamos pisar a lama. O que quero dizer com isto? Não temos tido o tratamento que outros tiveram. Eu vi muita coisa que não vai poder continuar. Vamos lutar pela verdade desportiva e, no dia 9 de setembro, vou reunir com as instituições que regulam o futebol e vou contar tudo o que vi em 11 anos de futebol", disse antes das eleições de 8 de setembro de 2018 que venceu.

Na sequência das buscas efetuadas ao Estádio da Luz, no começo da semana, a TVI assegurou, por intermédio do responsável pela secção de justiça daquele canal, que a Polícia Judiciária suspeita de que o Benfica possa ter vencido o primeiro campeonato da era Rui Vitória, em 2015/16, com recurso a um alegado "esquema ilícito".

A SAD do Benfica confirmou as buscas às suas instalações, não revelou a que se deviam, mas mostrou-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.