Portugal
"Dos 13 pontos que Sporting tem a mais do que FC Porto, 10 deve-os à arbitragem"
2024-04-10 09:50:00
"O Sporting é um justo vencedor deste campeonato", admite, apesar de tudo, o portista Sousa Tavares

O FC Porto está numa posição complicada no campeonato. O título é praticamente uma miragem que só a matemática segura. Muitos portistas disso mesmo têm noção, embora seja comum dizer-se que 'ninguém atira a toalha ao chão'. Até mesmo o segundo lugar, de acesso à Liga dos Campeões, está difícil face à vantagem que o Benfica tem sobre os portistas.

Por isso, Miguel Sousa Tavares, escritor e conhecido adepto do FC Porto, enfrenta a ponta final da época com a convicção de que o título ficará em Lisboa, do lado verde da capital.

"O Sporting é um justo vencedor deste campeonato", apontou Miguel Sousa Tavares. Este está certo de que os leões têm uma larga vantagem para o 'seu' FC Porto, ainda que nem toda ela o convença.

Sporting com 13 pontos a mais do que FC Porto mas "10 deve-os à arbitragem"

"Dos 13 pontos que tem a mais do que o FC Porto, 10 deve-os à arbitragem", afirmou Miguel Sousa Tavares, em artigo que assina nas páginas do Record, onde se mostrou crítico para com as arbitragens.

O escritor e conhecido adepto dos azuis e brancos justificou-se depois. "Três ou quatro por erros que o favoreceram no início do campeonato, e os restantes por erros, chamemos-lhe assim, que prejudicaram o FC Porto", sublinhou Miguel Sousa Tavares.

Ele que, recentemente, antes do jogo do Benfica no Dragão, dizia que o FC Porto deveria vencer o jogo também "para ajudar o Sporting a ser campeão".

Nas contas do campeonato, Miguel Sousa Tavares mete o trabalho das arbitragens nessa equação. Neste sentido, o conhecido portista apela ao treinador do FC Porto para se queixar dos árbitros às entidades responsáveis.

Sousa Tavares lança desafio a Conceição por causa de arbitragens

"Em vez de ser a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) a queixar-se de Sérgio Conceição ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devia ser ele a queixar-se de certos árbitros ao Conselho de Arbitragem", fez notar Miguel Sousa Tavares.

Há poucos dias, recorde-se, Sérgio Conceição queixou-se publicamente das arbitragens. O treinador do FC Porto comparou a forma como se expulsa Pepe e como não vê adversários irem para a rua mais cedo.

"Desta forma, está muito difícil. Mas vão ter que levar connosco até ao final", prometeu Sérgio Conceição. O técnico dos dragões avisa que a equipa lutará até ao fim.

"Lutar até onde pudermos lutar. Fazer o máximo. Agora acho que é visível para todos, há coragem para expulsar o Pepe, e provavelmente é bem expulso, não há coragem para expulsar um jogador do Benfica, o Di Maria, não há coragem para mandar o Hjulmand para fora", disse Conceição.

Em conferência de imprensa, o técnico portista diz que "para uns há coragem, para outros não há". "E é isto o futebol português", lamentou o treinador do FC Porto.