Portugal
"Do ponto de vista emocional, Rafa tem coisas menos equilibradas"
2022-09-20 09:40:00
"Prefere ter mais tempo com a família e uns dias de férias", diz ex-internacional português

Rafa Silva renunciou à Seleção Nacional e no comunicado publicado citou "razões de foro pessoal" para esta tomada decisão. "Informei o selecionador Fernando Santos e a FPF [Federação Portuguesa de Futebol] da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos", pode ler-se na mensagem que foi publicada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

As reações a esta decisão não se fizeram esperar, sobretudo entre algumas das figuras do passado no futebol nacional, como é o caso de Eurico Gomes, antigo defesa internacional português, que representou e foi campeão no Benfica, no FC Porto e no Sporting. Na reação, Eurico Gomes destaca que ficou "surpreendido".

O antigo defesa, que também renunciou à Seleção Nacional, na altura por divergências com o selecionador nacional Otto Glória, lamenta que Rafa Silva opte por esta via nesta fase da carreira, onde é uma das figuras do Benfica.

"É um belíssimo jogador, mas do ponto de vista emocional tem coisas menos equilibradas", salientou Eurico Gomes, em declarações ao Record, sendo questionado a respeito das razões que Rafa Silva deu para justificar esta decisão.

Por outro lado, António Araújo, empresário de Rafa Silva, justificou a decisão do atleta com a vontade que o camisola 27 do Benfica tem em se manter concentrado no clube da Luz. 

"O que temos de fazer é respeitar e honrar a vontade do Rafa. Foi o que ele quis, pretende dedicar-se e estar concentrado a 100 por cento no Benfica", afirmou António Araújo, em declarações na rádio pública.

A este respeito, Eurico Gomes diz não compreender esta justificação. "Isso não tem qualquer tipo de sentido. Se calhar, prefere ter mais tempo com a família e uns dias de férias do que estar a treinar para não jogar", concluiu Eurico Gomes.

Rafa Silva, de 29 anos, conta 25 internacionalizações pela seleção principal portuguesa, ainda que sem ter apontado qualquer golo. A sua estreia pela formação das quinas aconteceu a 5 de março de 2014, em Leiria.

Na altura, Portugal venceu por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões. Paulo Bento era o selecionador nacional português e lançou Rafa Silva na formação principal portuguesa.

Sobre este tema já reagiu também a Federação Portuguesa de Futebol. O organismo liderado por Fernando Gomes aceita a decisão do jogador e deseja-lhe sorte para o futuro na carreira.

"A direção da FPF respeita a decisão tomada pelo Rafa, que connosco viveu as duas maiores conquistas da Seleção Nacional, o Euro 2016 e a Liga das Nações. O Rafa será para sempre um dos nossos e é credor do nosso reconhecimento e agradecimento", apontou o organismo federativo.