Portugal
"Discurso do Rui Costa não vai trazer nada. Há coisas que ultrapassam o Jesus"
2021-02-03 15:05:00
"Os responsáveis, a começar pelo presidente, têm de fazer uma comunicação", desafia Gaspar Ramos

Rui Costa deu explicações aos sócios e adeptos do Benfica, exigiu compromisso ao plantel e toda a estrutura e avisou que na Luz ninguém atira a toalha ao chão, deixando ainda indicações de que é a hora de se ver "quem são  os homens do plantel".

Gaspar Ramos, antigo vice-presidente e responsável pelo futebol do Benfica, acompanhou a comunicação de Rui Costa, com quem trabalhou na Luz nos anos 90, mas diz que aquele discurso tem destinatário errado, até porque, sustenta, "as campainhas de alarme já tocaram há bastante tempo".

"Acho que os responsáveis, a começar pelo presidente, têm de fazer uma comunicação destas internamente e não necessariamente como esta foi feita", explica Gaspar Ramos, insistindo que Luís Filipe Vieira tem de se mostrar e aparecer quer perante o grupo quer com explicações para o exterior dado que está no topo da cúpula hierárquica encarnada.  

Gaspar Ramos compreende os recados de Rui Costa para o plantel mas insiste que não são os adeptos e sócios que têm de levar com esses 'recados' mas, sim, o balneário.

"Estes recados têm de ser dados internamente. Para o grupo, isto tem de ser dito. Têm de ser chamados à razão e têm de ser alertados para a situação que se está a viver", aconselha o ex-responsável pelo futebol benfiquista.

Se as coisas não se inverterem, Gaspar Ramos teme o pior, até porque já nesta altura há coisas que ultrapassam a esfera do treinador Jorge Jesus.

"Entendo que até o Jesus está preocupado neste momento. Dá a sensação que, a dada altura, pelas suas expressões, ele quase nem sabe o que deve fazer. Há coisas que, do meu ponto de vista, ultrapassam o próprio trabalho técnico do treinador".

Na TSF, Gaspar Ramos diz que "há outro tipo de trabalho que tem de ser feito com aqueles jogadores" e diz que esse trabalho caberá à estrutura definir.

"Este discurso [de Rui Costa] não vai trazer nada. Deve ser feito internamente depois de analisadas as situações e de se ver onde estão os problemas".

O Benfica está a nove pontos da liderança no campeonto quando ainda nem a primeira volta está terminada, isto numa época de forte investimento no plantel e na equipa técnica e que arrancou com promessas de jogar "o triplo" e "arrasar".

Afastados da Liga dos Campeões, prova na qual nem chegaram a entrar, depois de terem caído frente ao PAOK, na Grécia, perdida a Supertaça Cândido de Oliveira para o FC Porto e a Taça da Liga nas meias-finais frente ao SC Braga, que acabaria por ser derrotado na final perante o Sporting, o Benfica tem ainda alguns objetivos para tentar conquistar como a Taça de Portugal, continua na Liga Europa e tentará uma reviravolta histórica para tentar o título no campeonato.