Diogo Costa nasceu em 1999 numa altura em que o mundo tecnológico estava preocupado com o chamado bug do milénio. A passagem do número 99 para o 00 era aguardada com expectativa por especialistas informáticos. Mas tudo ficou resolvido com a inteligência e as mãos habilidosas dos especialistas. O mundo fez o computador entender que 19 e 00 não era 1900. E o bug acabou por não atrapalhar a vida mundial.
Nessa altura, longe imaginariam Francisco da Costa e Armanda Meireles (pais de Diogo Meireles Costa) que muitos anos depois o filho daria nome a um 'bug' esloveno no Euro2024. Há dias que marcam a carreira. Diogo Costa viveu em Frankfurt um desses dias.
Se imagina que Frankfurt, capital financeira da Europa, é palco para gente de fato e gravata ou vestido e pasta de negócios, saiba que Diogo Costa precisou apenas de um equipamento desportivo de Portugal e um par de luvas. O resto deveu-se ao seu trabalho. "Acredito em mim e agradeço à minha família. Foi o jogo em que consegui ajudar mais a minha equipa e é nisso que me foco", confessou Diogo Costa, à Sport TV, após o apito final.
Diogo Costa nasceu na Suíça
O guarda-redes agarrou uma nação 'valente e imortal' pelas mãos. Diogo Costa mostrou que segurança é o seu 'nome' do meio. O menino que cresceu em Santo Tirso nasceu na Suíça, em Rothrist; talvez aí esteja a explicação para alguém que não se atrapalha com o ponteiro do relógio e mostra segurança sempre a qualquer hora.
O país dos relógios e dos chocolates cedo ficou para trás e na frente esteve sempre a baliza. Foi no modesto Pinheirinhos de Ringe, um clube de Santo Tirso, que Diogo Costa começou a jogar à bola. Ou a defendê-la.
Ainda passou pelas escolas do Benfica na academia do Prado, em Braga, antes de se tornar um dragão de corpo e alma.
Ao FC Porto apenas chegaria em 2011, um ano pintado de glória para as cores azuis e brancas. Diogo Costa integrava os sub-13 do FC Porto quando André Villas-Boas treinou um FC Porto dominador em Portugal e na Liga Europa.
Desde que entrou no universo FC Porto que o nome de Diogo Costa não mais saiu do radar dos especialistas. Campeão e um vencedor em todos os escalões de formação do FC Porto, cedo Iker Casillas nele depositou esperanças.
"O rapaz vai ser um fenómeno". Palavras de Casillas
Numa era em que tudo o que passa, passa na internet, foi nas redes sociais que o prestigiado Casillas deixou para sempre umas palavras em jeito de antevisão para a carreira de Diogo Costa.
"Há uma estrela a despontar. Chama-se Diogo Costa e eu acho que vai ser um guarda-redes soberbo". Alguém ainda duvida?", disse Iker Casillas, há seis anos. Mais recentemente, 'San Iker' voltou a render-se a Diogo Costa.
"Este rapaz vai ser um fenómeno. Grande!", disse o antigo guarda-redes espanhol, na rede X, antigo Twitter, quando Diogo Costa brilhou na Liga dos Campeões ao travar vários penáltis.
Esse foi mais um patamar de desenvolvimento da carreira de Diogo Costa. O guarda-redes integra o plantel do FC Porto desde a temporada 2018/19. Nessa época, ainda estava a defender as redes da equipa B e dos Sub-19.
Quanto vale o guarda-redes portista?
Ao longo dos anos, a cotação de Diogo Costa tem aumentado. O jogador tem, por esta altura, uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros. Esse é o valor que o FC Porto pede a quem o quiser contratar.
Se há quem, em tempos, tenha visto "Diogo Costa como uma coisa lá do marketing do FC Porto", a verdade é que as mãos do guarda-redes estão cada vez mais firmes, como as de um alpinista que sobe a montanha.
Firmes são as mãos de Diogo Costa como as de João Garcia, que chegaram ao cume do Evereste, a montanha mais alta do mundo, no ano em que Diogo Costa abria os olhos ao planet.
Agora, é o tempo em que Diogo Costa é considerado como "a muralha" de Portugal. O menino que se fez homem entre os postes, começou no Pinheirinhos de Ringe. E nunca esquece as origens.
"Tenho muito orgulho em ter começado no Pinheirinhos, perto de casa e é um privilégio representá-los a este nível", disse Diogo Costa, em conferência de imprensa já durante o Euro2024.
Apesar de gostar de rematar às redes adversárias, foi na baliza da sua equipa que encontrou um modo de vida. "Correu bem e fui ficando", já explicou Diogo Costa.
Contrato do guarda-redes com o FC Porto
Agora, é dono e senhor das redes da Seleção Nacional e do FC Porto. Na Invicta, André Villas-Boas espera continuar a vê-lo a cumprir o contrato que tem com o FC Porto.
"É um dos maiores ativos do FC Porto e não temos interesse nenhum em ver-nos livres dele. Queremos que continue a dignificar as cores do FC Porto e penso que assim será", disse André Villas-Boas, em declarações aos jornalistas durante uma visita à Câmara Municipal do Porto.
Diogo Costa tem contrato com o FC Porto até 2027.
?✍ ????? ????? é Dragão até 2027 ?
— FC Porto (@FCPorto) November 3, 2022
? A história continua...#FCPorto #DiogoCosta2027 pic.twitter.com/86undAyxwW
Quanto ganha Diogo Costa no FC Porto?
Diogo Costa recebe um salário bruto a rondar os 1,44 milhões de euros por temporada no FC Porto, de acordo com o site especializado Capology.
O jovem guarda-redes é tido por especialistas como o guardião mais valioso da atualidade no futebol internacional. Por isso, os adeptos do FC Porto esperam que este continue a dar alegrias em tons de azul e branco. Com as cores nacionais tem dado muitas a um país à beira mar plantado. E aconteça o que acontecer, Portugal não esquece que em Frankfurt foi Diogo Costa a erguer-se para ficar entre as brumas da memória.
Numa era de remakes e sequelas, nesta guerra pelo trono na Europa no futebol, Portugal não é Westeros, mas Diogo Costa defende o 'trono de ferro'. O guarda-redes comanda dragões e o reino luso contra os adversários.