Portugal
"Dimensão do Sporting fazia prever um festejo destes e não uma coisa regional"
2021-05-18 09:30:00
Miguel Braga não quer comparações entre festejos leoninos e do FC Porto em contexto pandémico

Os festejos do título do Sporting, na última semana, provocaram uma polémica que tem envolvido várias figuras do Estado, que já vieram a público justificar as razões para que um evento daquela dimensão em contexto pandémico fosse autorizado. O Presidente da República espera que aquele ajuntamento de dezenas de milhares não tenha reflexo no plano de desconfinamento e António Costa espera pelas conclusões de um inquérito que, entretanto, foi aberto pela PSP por ordem do Ministério da Administração Interna. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, descarta responsabilidades neste caso e considera que a autarquia atuou dentro dos regulamentos.

O Sporting faz saber agora que já era de esperar uma comemoração daquele género por parte dos adeptos leoninos. Miguel Braga, porta-voz do clube liderado por Frederico Varandas, aproveita até para destacar que ninguém esperava que os sportinguistas fizessem uma comemoração "regional".

"Por muito que não quiséssemos dar azar, contactámos as diferentes entidades, alertando para uma possivel comemoração. Não podemos fazer comparações incomparáveis. A dimensão nacional do Sporting fazia antever um tipo de festejo destes e não uma coisa mais ou menos regional", afirmou Miguel Braga, em declarações na Sporting TV.

O responsável pela Comunicação do Sporting salientou ainda que já seria de prever um fenómeno daquela dimensão. "Estávamos à espera desta manifestação de pessoas espontânea, é dificil prever os sítios em que as pessoas pudessem estar concentradas."

Além disso, Miguel Braga realça que "a festa teve momentos bonitos" e relativamente a alguns desacatos que também marcaram a noite e madrugada de festejos, o porta-voz verde e branco sustentou que "o Sporting lamenta o excesso de força desnecessária venha de onde vier".

A conquista do "23.º título", como fez questão de insistir, embora oficialmente a Federação Portuguesa de Futebol só reconheça, para já, que o Sporting conquistou o 19.º título, foi uma vitória que deixou o universo verde e branco nas nuvens e Miguel Braga fala de "uma vitória da verdade desportiva". 

"Se fizermos o que se faz na maior parte dos países europeus, o Sporting ganhou 23", detalhou Miguel Braga, salientando que é preciso que a Federação Portuguesa de Futebol adote os critérios propostos pelos leões, que dizem ser necessário "reescrever a história" do futebol português.

O responsável leonino diz que, nesta temporada, "foi necessário lutar contra tudo e contra todos, contra forças que não queriam ver o Sporting campeão e que tudo tentaram para que o Sporting não conseguisse chegar a esse objetivo".

Miguel Braga aproveitou ainda para lembrar o caminho que a direção liderada por Frederico Varandas tem percorrido desde que assumiu os destinos do emblema verde e branco em 2018.