O lateral nigeriano Zaidu Sanusi, de 23 anos, chega ao FC Porto com o rótulo de 'diamante por lapidar', depois de ter surpreendido na época de estreia pelo Santa Clara.
João Henriques, o treinador que o orientou na última temporada, não tem dúvidas sobre a qualidade do jovem defesa, que terá como concorrente direto o indiscutível Alex Telles.
O FC Porto "fica com um diamante que já vai sendo lapidado", comentou o técnico, em entrevista ao portal Bola na Rede.
Contratado pelo Santa Clara ao Mirandela, na temporada passada, Zaidu não tardou em impor-se na formação orientada por João Henriques, terminando a época com 27 jogos e um golo.
Em dois anos, o jovem nigeriano saltou do Campeonato de Portugal para... o campeão de Portugal. Uma ascensão que tem motivado esse rótulo de 'diamante'.
"Ainda tem muita margem por lapidar", garantiu João Henriques.
No Dragão, a trabalhar sob as ordens de Sérgio Conceição e integrado num plantel que vai disputar a Liga dos Campeões, Zaidu terá a oportunidade de "acrescentar muito àquilo que já demonstrou".
"Vai continuar a crescer, nomeadamente na tomada de decisão, no critério e no conhecimento do jogo", assegurou o antigo técnico da formação açoriana.
No fundo, será a continuidade do trabalho que o lateral fez quando passou do Mirandela, do Campeonato de Portugal, para o Santa Clara, da I Liga.
"Ajudámo-lo a ganhar o seu espaço e a exibir-se da forma como se exibiu", concluiu João Henriques.
Contratado ao Santa Clara por quatro milhões de euros, Zaidu foi o terceiro reforço do FC Porto para a temporada 2020/21, depois de Carraça e Cláudio Ramos.
O lateral nigeriano chegou a Portugal em 2016, assinando pelo Gil Vicente, que o emprestou ao Mirandela, que representou até ao final da época 2018/19, mudando-se depois para o Santa Clara.