Portugal
"Devo algumas deferências a António Costa"
2022-12-14 16:50:00
"Se entender que o FC Porto está a ser prejudicado, critico seja quem for", avisa Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O presidente dos azuis e brancos avisa que não tem medo de criticar seja quem for, se entender que o FC Porto é prejudicado no contexto do desporto. No editorial que assina na mais recente edição da revista Dragões, Pinto da Costa mostra-se atento ao que possa acontecer, agora que o campeonato está perto de ser retomado, após a pausa para a realização do Campeonato do Mundo.

"O meu compromisso com o FC Porto leva-me - desde que o FC Porto esteja a ser prejudicado e tenha razão - enfrentar políticos, não políticos, seja quem for", avisou Pinto da Costa, ao ser mencionada a fotobiografia a si dirigida "Largos Anos têm 14 600 Dias" na revista do FC Porto.

O presidente portista explica, por exemplo, que pode ter de endereçar críticas ao líder do governo, António Costa, mas a nível pessoal, posteriormente, a vida segue.

"Depois desses confrontos não quer dizer que não possa ter boas relações", explicou Pinto da Costa, dando até o exemplo passado com o agora líder do governo.

"Tenho enfrentado o António Costa porque há coisas inacreditáveis que acontecem no desporto, mas com ele pessoalmente tenho boas relações", disse Pinto da Costa, não escondendo que tem admiração por algumas atitudes do líder governantivo português.

"Até nos rimos muito quando estamos juntos e devo-lhe algumas deferências", explica o presidente do FC Porto, procurando concretizar essas mesmas "deferências".

"Lembro-me de que quando ele era o presidente da Câmara de Lisboa fizemos um jantar de Natal na nossa delegação e ele ia mandar lá um vereador", conta Pinto da Costa.

Porém, quando António Costa tomou conhecimento de que Pinto da Costa estaria presente na Casa do FC Porto na capital portuguesa optou por substituir o vereador que iria marcar presença e foi o próprio António Costa na condição de autarca lisboeta.

"Quando soube que eu ia estar presente, substituiu o vereador e foi lá ele mesmo pessoalmente. Isto é um gesto de grande respeito pelo FC Porto, que nunca esqueci", explica Pinto da Costa.

Além disso, insiste Pinto da Costa, que se tiver de enfrentar alguém para defender o FC Porto, o fará. "À parte disso, se tiver entender que o FC Porto está a ser prejudicado, dentro dos limites da educação que felizmente tenho, critico seja quem for", rematou o líder do emblema da cidade invicta.

O FC Porto segue com oito pontos de desvantagem em relação ao Benfica, que é o líder do campeonato nesta fase. Os azuis e brancos tentam na retoma da I Liga angariar vitórias que permitam uma aproximação às águias, em caso de deslize do rival lisboeta.