O FC Porto segue na luta pelo título com cinco pontos de desvantagem para o Benfica, que é líder, e a vitória em Alvalade permitiu aos azuis e brancos não se deixarem atrasar mais na corrida à possibilidade de revalidarem o troféu conquistado na última época. Ao contrário do que tem sido prática recente, desta vez os leões não se queixaram da arbitragem pela voz do presidente Frederico Varandas.
Trata-se de uma novidade, entende Nuno Encarnação, conhecido sócio do FC Porto, que realça que, desta vez, não ocorreram casos para o "Dr. Frederico Varandas e o Dr. Miguel Braga pegar". "Não puderam assim desfiar a prosa do costume sobre o 'sistema' de modo a iludir os desgraçados dos adeptos que em Alvalade aguentam tudo".
Em artigo de opinião que assina no Record, Nuno Encarnação destaca, por outro lado, que confia que a revalidação do título pode ser uma realidade em maio.
"Se o FC Porto ganhar todos os jogos até final do campeonato, estou seriamente convicto de que será campeão", referiu o conhecido adepto do FC Porto, referindo que "já só faltam 14".
O FC Porto terá ainda de visitar o Estádio da Luz naquele que já é tido como o jogo do título. O Benfica parte em vantagem no confronto direto para esse embate, uma vez que venceu no Estádio do Dragão na primeira e, ainda que não seja possível antecipar o contexto classificativo e pontual nessa ocasião, é possível assegurar que quando soar o apito inicial a vantagem do confronto direto será do lado encarnado.
Em todo o caso, esse jogo irá, por certo, agitar de emoção a plateia encarnada e azul e branca, dado que, se as coisas se mantiverem como têm estado, os dois rivais vão lutar entre si pelo título, ainda que o SC Braga esteja à espreita também.
"Alicerces de betão"
De todo o modo, o Benfica de Roger Schmidt e o FC Porto de Sérgio Conceição são as duas equipas que, nesta altura, estão em melhor posição para alcançarem o grande objetivo interno da época 2022/2023, uma temporada marcada por uma paragem forçada da competição, que deu lugar ao Campeonato do Mundo.
E se na primeira metade da época o FC Porto se apresentou algo instável em algumas partidas, depois do regresso da competição tem mostrado estar firme.
Aliás, Nuno Encarnado destaca que este FC Porto tem uma capacidade e espírito que são de verdadeiros "alicerces de betão", uma vez que "não abala nos grandes palcos".