Portugal
"Desde que Pinto da Costa falou as coisas aconteceram", nota ex-vice do Benfica
2021-02-23 11:35:00
"Rúben Macedo, da formação do FC Porto, outra coincidência, empurrou o rapaz", disse Braz Frade

O FC Porto prossegue a luta do título e arrancou 'a ferros', na Madeira, um triunfo já nos descontos graças a uma grande penalidade cometida sobre Francisco Conceição.

O jogador do Marítimo que cometeu a falta foi Rúben Macedo, que passou pela formação dos dragões e tem sido atacado nas redes sociais, depois do empurrão dentro da área que deu a Conceição, acabando por provocar a falta.

João Braz Frade, ex-vice-presidente do Benfica, nota que "desde que Pinto da Costa falou as coisas aconteceram" e "há penáltis e estas coisas ótimas" para o FC Porto.

"Rúben Macedo, da formação do FC Porto, outra coincidência, empurrou o rapaz [Francisco Conceição] e foi penálti", indicou Braz Frade, salientando que é "uma coincidência".

O ex-dirigente das águias deixou claro que não estava a colocar em causa a atitude do jogador do Marítimo e apenas estava a destacar factos. "Não coloco em causa nada. Estou a dizer alguma mentira? Acontecem sempre coisas esquisitas", disse Braz Frade, insistindo que Rúben Macedo "não fez penálti de propósito". Ainda assim, reforça que se tratou de "uma coincidência" de Rúben Macedo.

Lamentando que Corona e Manafá não tenham sido sancionados pela equipa de arbitragem, Braz Frade nota uma ligação de causa e efeito desde que o presidente do FC Porto veio a público velar críticas às arbitragens.

"Pinto da Costa fala e resolve os problemas", disse Braz Frade, destacando que, no caso de Luís Filipe Vieira, não adiantará muito vir falar contra os árbitros.

"No Conselho de Arbitragem enquanto lá estiver o Paulo Costa e o Bertino [Miranda] não sei das quantas é o que é", lamentou o ex-dirigente do Benfica, certo de que existem razões para o FC Porto se ir mantendo na luta do título.

"O FC Porto quer jogo muito ou pouco tem sempre ajudas externas", considerou Braz Frade, na CMTV, destacando que, no sábado, no Estádio do Dragão, se a arbitragem "for assim" como na Madeira, o Sporting "nem precisa aparecer".

O FC Porto venceu o Marítimo, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, e o filho de Sérgio Conceição, Francisco, voltou a ser decisivo, tal como o guarda-redes Marchesín.

O jogo teve vários casos de arbitragem, com os rivais dos portistas a lamentarem o desfecho do encontro e as decisões da equipa liderada pelo árbitro Vítor Ferreira.

A forma como o FC Porto venceu o Marítimo, com um golo de penálti nos descontos, mereceu um comentário irónico de Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting.

O dirigente leonino apontou a “particularidade” que envolve Francisco Conceição, sobre quem foram cometidas faltas que deram penáltis a favor do FC Porto nos jogos com Boavista e Marítimo.

Os dragões beneficiaram da 12.ª grande penalidade, decorridas 20 jornadas do campeonato. “O FC Porto conseguiu vencer com o 12.º penálti que foi marcado esta época a seu favor. São 12 penáltis em 20 jogos, o que quer dizer que, em 60 por cento dos jogos, o FC Porto tem um penálti a seu favor”, contabilizou o porta-voz leonino.