Portugal
"Desaparece dinheiro e ninguém sabe de nada no clube que está 10 anos à frente"
2023-03-02 10:50:00
"O Rui Costa fazia parte e pode tentar saber o que é que se passou", aconselha ex-dirigente do Sporting

Paulo Andrade diz que não percebe a relativa tranquilidade como a acusação de fraude fiscal em que algumas figuras ligadas ao passado e presente do Benfica viram os seus nomes envolvidos. O antigo dirigente do Sporting sustenta que, aparentemente, "ninguém sabe" do paradeiro do dinheiro, isto numa instituição que, está "10 anos acima das outras".

"Desapareceu dinheiro e ninguém sabe de nada numa organização que está 10 anos acima das outras. Desaparece dinheiro e ninguém sabe de nada", referiu Paulo Andrade, em alusão a declarações de Luís Filipe Vieira numa entrevista concedida há seis anos atrás.

"Estamos 10 anos à frente da concorrência, têm que copiar o que fazemos. Deixem-nos estar sentados que eles não precisam de trabalhar, só têm de copiar o que nós fazemos. Tenho a noção exata do nosso caminho. Eles fazem depois umas contas muito bonitas. Mas nós assumimos que temos um passivo", disse Luís Filipe Vieira, na CMTV, em março de 2017.

Para o antigo dirigente dos leões, é preciso perceber o que foi feito ao dinheiro que o Ministério Público está a procurar perceber o trajeto e o paradeiro.

"Vamos lá ver uma coisa. Se na minha organização desaparecessem mais de dois milhões de euros para faturas falsas, acho incrível como se está tranquilo. É só uma fraude fiscal. Sacam do meu dinheiro, da minha empresa, dois milhões ou mais de dois milhões e está tudo tranquilo", referiu Paulo Andrade, na CMTV.

Por outro lado, o antigo dirigente dos leões diz que não está em causa o facto de ser o Benfica. Se fosse outro clube, diz que diria a mesma coisa.

"Não interessa se é o Benfica o que é que é. Vamos esquecer o clube para tentar perceber o que está em causa. Como é que é?", questionou Paulo Andrade.

"Tiram das minhas contas dois milhões de euros e fica tudo calado. É fraude fiscal. Sacam dois milhões e é só fraude fiscal", criticou Paulo Andrade a forma como os benfiquistas, aparecentemente, segundo a sua ideia, têm encarado esta situação.

Mesmo considerando que "este caso não tem reflexos desportivos", o antigo dirigente dos leões diz que é preciso perceber o paradeiro do dinheiro que está sob suspeita do Ministério Público.

"O que está aqui em casa é não só o dinheiro que saiu. O Rui Costa fazia parte e pode tentar saber o que é que se passou", aconselhou Paulo Andrade, insistindo: "São dois milhões que desaparecem".

O Ministério Público, recorde-se, acusou Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira, Benfica SAD e Benfica Estádio, entre outros, de fraude fiscal e falsificação de documentos, no âmbito do processo conhecido por Saco Azul. A SAD encarnada já confirmou a notificação neste caso.