Portugal
Depois do "show" no regresso de Jesus "parece que não aconteceu nada" no Benfica
2021-05-31 16:20:00
"Não há razões para Vieira se demitir mas tem de se explicar aos benfiquistas", apela António Figueiredo

Zero conquistas, muitas justificações para o desaire em toda a linha e a contestação a crescer na Luz. Assim se pode resumir a época 2020/21 do Benfica, marcada pelo regresso de Jorge Jesus com pompa e circunstância com Luís Filipe Vieira, na altura a poucos meses das eleições, a ir buscar o treinador do Flamengo. Jorge Jesus prometeu "arrasar" e jogar o "triplo" mas acabou sem títulos, com a certeza de um mês de agosto preenchido de jogos para tentar o acesso à Liga dos Campeões (objetivo falhado na última época) e num clima de enorme desconfiança entre os benfiquistas.

Para António Figueiredo, antigo vice-presidente encarnado, Jorge Jesus "colocou, ele próprio, a barreira elevada ao dizer que ia arrasar" e, efetivamente, o ex-dirigente entende que o técnico "arrasou". "Arrasou a paciência dos benfiquistas", ironizou o antigo dirigente que admite não gostar de ver Jorge Jesus como treinador do Benfica.

No entanto, António Figueiredo considera que, nesta altura, e quando o clube está a poucas semanas de voltar a trabalho, já com o pensamento nos embates de acesso à Liga dos Campeões, seria "um erro" despedir Jorge Jesus, que ainda tem mais um ano de contrato com as águias.

"Seria um erro despedir o Jorge Jesus agora", indicou António Figueiredo, que aproveitou para desafiar Luís Filipe Vieira a prestar esclarecimentos aos benfiquistas por tudo aquilo que se foi passando ao longo da época.

"O que deveria ser feito era um balanço para o que aconteceu", disse António Figueiredo, acreditando que Luís Filipe Vieira tem condições para continuar a liderar o Benfica.

"Não há razões para que o Luís Filipe Vieira se demita. As eleições foram há sete meses", comentou António Figueiredo, insistindo na ideia de que, porém, o presidente tem de esclarecer os sócios e adeptos.

"Tem que explicar aos benfiquistas o porquê disto ter acontecido", declarou o ex-dirigente encarnado. "Os resultados são demasiadamente maus depois de se ir buscar este treinador com o show que foi e parece que não aconteceu nada".

António Figueiredo reconheceu ainda que ao longo da temporada o presidente encarnado não prestou tantas declarações como esperaria e diz que, possivelmente, terá tido que ver com assuntos particulares que Figueiredo, na CMTV, recusou comentar. 

Ainda assim, o antigo vice-presidente encarnado vê em Luís Filipe Vieira alguém com espírito "combativo" e espera que na nova temporada o presidente encarnado esteja presente publicamente mais vezes.