Portugal
"Deixem o Sporting em paz. Estão com medo de quê?"
2023-08-22 12:55:00
"É a primeira vez que há um comunicado a condenar um árbitro na praça pública", diz ex-jogador Fernando Mendes

O lance do primeiro golo de Paulinho no último jogo entre o Casa Pia e o Sporting continua a 'fazer correr muita tinta' e o deputado na Assembleia da República e conhecido sportinguista André Pinotes Batista prevê que vão lançar esse lance frequentemente ao longo da temporada para 'apontar o dedo' aos leões, embora o Sporting "não tenha culpa" desta jogada em que Paulinho estava adiantado e marcou golo mas a equipa de arbitragem não anulou o remate certeiro do internacional português.

Em declarações na CMTV, André Pinotes Batista explicou que aquele golo não deveria ter sido validado mas não percebe a narrativa que se tem instalado a criticar o Sporting. No mesmo painel daquele canal televisivo, Fernando Mendes, antigo jogador de futebol e adepto dos leões, diz também não entender as preocupações dos rivais em relação a este lance, sobretudo porque o campeonato está nas primeiras jornadas.

"O Sporting não faz mal a ninguém, deixem o Sporting em paz. Estão com medo de quê? Não tenham medo de nada. Isto começou agora", afirmou Fernando Mendes, certo de que o clube de Alvalade tem "crédito" se for para falar de erros dos árbitros ao longo dos anos por comparação com os rivais.

"Erros há em todos os jogos e grosseiros, e grosseiros agora isto é inovador porque é a primeira vez que há um comunicado a condenar um árbitro na praça pública", salientou o antigo jogador, vincando que vai sempre dizer aquilo que pensa sobre os lances no futebol, independentemente de serem a favor ou contra o 'seu' clube, o Sporting.

"Eu não tenho palas e não me moldam o cérebro. Quando tenho de falar do Sporting falo do Sporting, quando tenho de falar do Benfica falo do Benfica e quando tenho de falar do FC Porto falo do FC Porto. A mim, não me moldam", garantiu Fernando Mendes, insistindo que o Sporting tem em lances de arbitragem "crédito" na comparação com FC Porto e Benfica.

"Ainda temos muito crédito, muito crédito, meus queridos amigos", disse o ex-futebolista, apontando para lances de futebol ocorridos em outras épocas como, por exemplo, o lance do golo de João Neves, em Alvalade, no clássico da época passada, que valeu o empate ao Benfica sobre o Sporting ou, mais longe no tempo, um golo de Maicon pelo FC Porto, na Luz, que ajudou o FC Porto a seguir para o título, num jogo apitado por Pedro Proença.

Em seguida, Fernando Mendes virou-se especificamente para os lamentos em tons de azul e branco e reconheceu que está habituado.

"Nós cá em baixo é que somos isto, é o Benfica e o Sporting, vocês são os coitadinhos. Eu entendo isso. Eu já passei por lá", disse Fernando Mendes.

"Já sofri na pele muita coisa e senti que fui beneficiado em muita coisa com a camisola do FC Porto, do Benfica, do Sporting, até senti que fui beneficiado em muita coisa", concluiu.