Portugal
De Camp Nou à Cova da Piedade: a montanha-russa de Agostinho Cá
2018-08-19 11:00:00
Saiu do Sporting para reforçar o FC Barcelona. Desde então, quase tudo correu mal

A carreira de Agostinho Cá, recente reforço do CD Cova da Piedade para atacar a Segunda Liga, tem sido tudo menos normal. O médio de 25 anos mudou-se de Alcochete para Camp Nou em 2012, mas desde aí que em sido sempre a descer. Em dois anos, Agostinho Cá passou de jogador dos quadros do FC Barcelona para atleta de Segunda Liga em Portugal numa verdadeira montanha-russa de níveis competitivos.

Agostinho Cá chegou ao Sporting em 2009 para integrar a equipa de juvenis dos leões, tendo sido contratado à AD Oeiras. Em 2011/12, no último ano de júnior, integrou uma formação com nomes como Bruma, João Mário, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio, Rúben Semedo, Tiago Ilori, João Carlos Teixeira, Filipe Chaby, Carlos Mané, Alexandre Guedes ou Mica Pinto e que fez muito boa figura no torneio NextGen Series, uma prova semelhante à então inexistente UEFA Youth League. As boas prestações dos juniores leoninos na Europa fizeram com que o FC Barcelona contratasse Agostinho Cá e Edgar Ié no verão de 2012 para estes reforçarem a equipa B blaugrana.

Lá, os dois jovens foram colegas de jogadores como Grimaldo, Deulofeu, Sergi Roberto ou Rafinha, mas a vida de Agostinho Cá não foi fácil. Realizou apenas quatro jogos em 2012/13, somando apenas 22 minutos no total, e o FC Barcelona decidiu emprestá-lo ao Girona FC a meio da temporada seguinte. Contudo, voltou a ser um falhanço e representou os catalães durante apenas... onze minutos. Em 2014/15, não contou para o FC Barcelona B e passou a temporada encostado, voltando a ser cedido a um clube igualmente catalão em 2015/16. Desta vez foi o Lleida Esportiu, mas a aventura correu ainda pior que as restantes: zero minutos em toda a época e apenas uma presença no banco de suplentes.

Finalmente, Agostinho Cá chegou ao fim do contrato com o FC Barcelona em 2016, mas as notícias não foram as melhores. Esteve sem clube durante alguns meses, chegou a fazer testes no Parma Calcio e só viria assinar por outro emblema em 2017. Foi pelo FC Stumbras, clube de Mariano Barreto, que Agostinho Cá jogou nos últimos tempos, chegando ao CD Cova da Piedade com o maior ritmo competitivo desde que chegou a sénior: realizou mais de dez partidas entre 24 de fevereiro e 19 de julho.

Internacional sub-20 por Portugal, Agostinho Cá vai estrear-se como profissional nas competições lusitanas na Segunda Liga. Depois de ter estado no topo com a camisola do FC Barcelona, enfrenta agora uma realidade diferente depois de vários anos muito diferentes do que esperava quando saiu do Sporting.