Portugal
“Darwin vai deixar de calçar”, antecipa Toni
2021-03-09 15:20:00
Dois golos de Seferovic, elogios de Jorge Jesus, vitórias do Benfica e um vaticínio de Toni

Na conferência de imprensa de análise ao jogo do Benfica frente ao Belenenses SAD, ontem, Jorge Jesus destacou os dois golos de Seferovic, em particular as movimentações do avançado suíço, que marcou dois dos três golos dos encarnados.  

Toni, antigo treinador do Benfica, acredita que o destino de Darwin está traçado, quando o uruguaio recuperar de lesão: o banco de suplentes. No programa Futebol Total, do canal 11, o técnico considerou que não há lugar no onze para uma dupla formada pelos dois avançados. 

A base dos próximos jogos está construída. Desta equipa de hoje [ontem], há ali nove jogadores que formam essa base. O Darwin vai perder o seu espaço. Não acredito que Seferovic jogue ao lado de Darwin. E Darwin vai deixar de calçar. Não vai tirar o lugar ao Seferovic, que está a faturar"argumentou Toni. 

Com este triunfo, conseguido às custas de uma boa segunda parte, o Benfica reaproximou-se do FC Porto e pressionou o SC Braga, que joga hoje com o Vitória. Os encarnados não deslumbraram – a primeira parte foi fraca –, mas conseguiu algo que tem sido raro na presente época: não sofreu golos. Nos últimos jogos, no entanto, as redes encarnadas têm estado protegidas, com exceção aos jogos com o Arsenal, na Liga Europa.  

A entrada do defesa-central Lucas Veríssimo pode ajudar a explicar esse registo, segundo Toni, ainda que o técnico ressalve que não é uma unidade que faz a diferença e que só um coletivo forte, desde o guarda-redes ao ponta de lança, consegue manter a baliza a zeros. Toni recupera mesmo um lance de Everton, que corta um lance ofensivo do Belenenses SAD, dentro da área de Helton Leite. 

Toni perspetiva, ainda assim, um possível cenário em que o defesa brasileiro entre na equipa, com Vertonghen, que está lesionado, a perder o estatuto de titular, que ostentava até à chegada do ex-jogador do Santos. Porém, aqui, o antigo treinador do Benfica não tem tantas certezas.

Quando olhamos para o número de golos sofridos pelo Benfica, olhamos para a defesa. Mas não é só a defesa que tem responsabilidade. Ainda há pouco falámos aqui do compromisso defensivo do Everton. Acredito que o Lucas Veríssimo se vá afirmando e que possa ultrapassar Vertonghen, uma vez que alguém tenha de ficar no banco, a menos que o Benfica jogue com três centrais”, disse Toni.  

Quanto a Darwin Núñez, já tinha sido preterido por Jorge Jesus, antes de se lesionar. Frente ao Arsenal, o avançado uruguaio só entrou aos 54 minutos, precisamente para o lugar de Seferovic. A posterior lesão do uruguaio deixou o suíço como primeira opção, num sistema que prevê outro avançado.  

Jorge Jesus já apostou na dupla Darwin-Seferovicem diversos encontros do campeonato (diante do Farense, por exemplo), mas os resultados não foram positivos, pelo que o técnico abandonou essa hipótese, lançando o alemão Waldschmidt atrás do suíço, nos últimos jogos da I Liga que o Benfica venceu sem sofrer golos (diante do Rio Ave e do Belenenses SAD).