Portugal
"Daqui a dois ou três anos vamos torcer a orelha"
2023-04-14 11:45:00
"Também gostava que o Sporting vendesse o Adán", diz Inácio num olhar à realidade europeia dos leões

As contas do apuramento do Sporting para a próxima edição da Liga dos Campeões estão complicadas e quer o primeiro lugar, quer o segundo não se avizinham como metas simples de alcançar, pelo que, em Alvalade, a última 'barreira de segurança' será alcançar o terceiro lugar e ir às pré-eliminatórias de acesso à Champions League.

Só que, nesta altura, o Sporting também está em desvantagem nesta luta contra o SC Braga. A formação treinada por Artur Jorge tem mais cinco pontos que os leões, ainda que o Sporting saiba que, em caso de empate pontual, têm vantagem no confronto direto, pois empataram em Braga e golearam os arsenalistas em Alvalade.

Augusto Inácio, antigo treinador, jogador e dirigente do Sporting, mostra-se preocupado com a realidade verde e branca e teme que o Sporting não consiga estar presente na próxima edição da Liga dos Campeões.

Como consequência dessa ausência do Sporting, se se vier a confirmar, Augusto Inácio teme que a administração leonina tenha de vender alguns jogadores, alguns dos quais tidas como 'pérolas' do atual plantel e outros que têm gerado desagrado em Inácio, como é o caso do guarda-redes espanhol Adán.

"Também gostava que o Sporting vendesse o Adán. E que valesse muito dinheiro mas não vale", atirou Augusto Inácio, que falava em declarações no canal A Bola TV, logo após o Sporting perder em Turim com a Juventus para a Liga Europa, numa partida na qual o espanhol comprometeu ao sair dos postes.

O espanhol falhou uma saída a um cruzamento e Gatti empurrou para a baliza leonino, apontando o único golo da partida, que valeu a derrota verde e branca.

Em relação a jogadores que podem deixar Alvalade, Augusto Inácio vê o inglês Edwards como uma das unidades que poderá sair do plantel na próxima janela de transferências, se o Sporting não tiver a receita da Liga dos Campeões.

"Não entrando na Champions, o Sporting vai entrar num caminho muito difícil"

"O Edwards parece-me que é 50 por cento do passe, o Sporting tem muitos jogadores de 50 por cento [percentagem do passe a pertencer à SAD]. Mesmo que venda, o Sporting não vai ganhar na sua totalidade porque depois tem de dividir o dinheiro", avisou Augusto Inácio.

O antigo treinador, que foi campeão em alvalade, refere ainda que "não entrando na Champions, o Sporting vai entrar num caminho muito difícil de retorno".

Até porque, lembra Inácio, as contas do ranking da UEFA estão cada vez mais complicadas para Portugal, que viu a Holanda superar as equipas lusas nesta luta.

"A mim não me deixa nada feliz o Benfica ser eliminado, não me deixa nada feliz o FC Porto ser eliminado ou o SC Braga. Daqui a dois ou três anos vamos torcer a orelha", observou Inácio, dizendo que as pessoas do futebol têm de pensar de outro modo.

"A mentalidade tem que mudar. Nós que andamos no futebol sabemos a importância que é andar na alta roda do futebol", sustentou Augusto Inácio, insistindo no receio que tem de o Sporting perder o 'comboio' europeu.

"Eu temo muito que o Sporting não se apure. Não vai apanhar o segundo lugar. Poderá lutar pelo terceiro", admitiu o ex-dirigente Augusto Inácio.

Portugal para trás da Holanda

Portugal foi ultrapassado pela Holanda no ranking da UEFA. Devido a essa situação, Portugal já sabe que vai perder uma equipa com entrada direta na Liga dos Campeões a partir de 2024/25.

Assim, nessa altura, Portugal coloca duas equipas na Liga dos Campeões, com o campeão nacional a entrar diretamente na fase de grupos da Champions, enquanto que o vice-campeão vai entrar na terceira pré-eliminatória.