Portugal
Cortes salariais devem ser olhados como uma medida “temporária”, diz psicólogo
2020-04-08 14:30:00
Jorge Sequeira fala sobre o 'lay-off' e os cortes salariais nos clubes profissionais

Jorge Sequeira, preletor nos cursos de treinadores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e UEFA, falou sobre a questão do ‘lay-off’ e dos cortes salariais nos clubes portugueses.

Em declarações ao programa ‘Bola Branca’ da Rádio Renascença, o psicólogo, que já trabalhou no SC Braga, aconselha aos jogadores que olham para estas medidas como algo “temporário”.

“Tirar dinheiro do bolso aos atletas... Recordo que eles têm uma carreira muito curta, aos 35, 36 anos deixam de ganhar dinheiro. Por isso, as suas necessidades de segurança ficam hipotecadas quando o dinheiro lhes sai do bolso. Mas aqui a ideia, em termos mentais, é que eles assumam que isto é temporário”, afirmou Jorge Sequeira.

Com a interrupção das competições em Portugal, vários clubes estão a ponderar dar um período de férias aos futebolistas.

Algo que, na perspetiva do psicólogo, seria algo positivo para os jogadores, sobretudo a nível psicológico.

“Eu acho que o impacto é positivo porque eles estavam num nível de alerta muito grande – o que se vai fazer hoje, o que se vai fazer amanhã - e assim sairão desse registo de estar sempre com o ‘radar’ ligado”, comentou.

“Psicologicamente, sabem que por quinze dias ninguém os chateia, digamos assim, com o trabalho”, acrescentou.

Na passada terça-feira, o SC Braga referiu, de acordo com fonte próxima do plantel, que irá cativar em 50% os salários da equipa em abril, maio e junho.

Hoje, o jornal Expresso noticia que o Sporting poderá avançar com um corte salarial no plantel principal.

O FC Porto e Benfica estão a estudar se devem reduzir os gastos com os salários, sendo que os mesmos poderiam chegar aos 50%.