Portugal
"Contraste gritante entre Bernardo Silva e Francisco Conceição"
2024-05-22 09:50:00
"Apesar das fracas prestações na Seleção, é garantido que Bernardo será titular", lamenta portista Sousa Tavares

Ainda que a temporada oficial em Portugal não tenha terminado, as atenções já se viram para o Campeonato da Europa também. Roberto Martínez já revelou a lista de 26 eleitos que levará para o torneio a decorrer nas próximas semanas. E entre caras já emblemáticas da Seleção, outras são novidade recente, como é o caso de Francisco Conceição.

O extremo do FC Porto entrou no lote de convocados nas últimas partidas da Seleção e volta a merecer a confiança do selecionador nacional. Sobre a chamada de Francisco Conceição, o conhecido adepto portista Miguel Sousa Tavares não tem grandes reservas, mas antevê que 'Chico' Conceição será relegado para o banco de suplentes para ter espaço Bernardo Silva.

Sousa Tavares vê "contraste gritante" entre Bernardo Silva e Francisco Conceição

Em relação à titularidade do jogador do Manchester City, formado no Benfica, Miguel Sousa Tavares já tem mais dúvidas. O escritor entende que o jogador tem "fracas prestações ao serviço da Seleção". Mesmo assim, será titular.

"Futebolisticamente, há muito que penso que é também a ilustração do ditado que diz que mais vale cair em graça do que ter graça. Apesar das suas invariavelmente fracas prestações ao serviço da Seleção, é garantido que (...) será titular habitual, como já o era com Fernando Santos e como o é com Pep Guardiola no Manchester City", comentou Miguel Sousa Tavares.

"Vi recentemente três jogos dele pelo recente tetracampeão, jogando sempre os 90 minutos e encostado à linha do lado direito: contra o Real Madrid, Tottenham e West Ham. Com exceção deste último, em que fez um passe curto e banal que permitiu a Phil Foden um fenomenal remate para golo, Bernardo não fez nada de mais de realce em nenhum dos jogos", destacou Sousa Tavares, em declarações no Record.

"Limitou-se sistematicamente a receber a bola sobre a direita e atrasá-la, sem que jamais tenha ensaiado una finta, um cruzamento, um passe de desmarcação, um remate, ou muito menos uma fuga pela linha para depois cruzar atrasado", vincou o conhecido adepto do FC Porto.

Por outro lado, Sousa Tavares sublinhou que tem acompanhado a carreira recente de Francisco Conceição. E admite que não percebe como é que este parte atrás de Bernardo Silva para a titularidade.

"Bernardo tem lugar garantido no onze, Francisco Conceição irá fazer número"

"Num desses jogos estava a fazer zapping com um jogo do FC Porto em que Francisco Conceição fazia tudo isso, assumindo todos os riscos de um extremo clássico e terminando com um golo de bandeira: apesar da diferença de nível dos adversários, o contraste entre os dois era gritante", confessou Sousa Tavares.

"Mas Bernardo tem lugar garantido no onze, enquanto que Francisco Conceição irá à Alemanha fazer número", concluiu a este respeito o conhecido adepto do FC Porto num olhar para os eleitos de Roberto Martínez. 

Bernardo Silva e Francisco Conceição fazem parte de uma lista de 26 jogadores onde não constam outros nomes. O Bancada mostra-lhe onze grandes ausências de Portugal no Euro2024.