Portugal
Conselho de Arbitragem esclarece ação a tomar em lances como o de Luis Díaz
2021-02-17 17:15:00
Decisão tomada por Luís Godinho foi aceite, mas casos destes não devem dar origem a expulsão

O Conselho de Arbitragem (CA) esclareceu as dúvidas em torno do lance entre Luis Díaz e David Carmo, que resultou na lesão grave do defesa do SC Braga e na expulsão do avançado do FC Porto.

O caso esteve em análise na segunda ‘Ação de Reciclagem e Avaliação’ desta temporada, realizada esta terça-feira. Na sequência de um remate, ao pousar o pé, Luis Díaz atingiu David Carmo, que ficou com a tíbia e o perónio fraturados.

O árbitro da partida, Luís Godinho, consultou o videoárbitro e, de seguida, mostrou o cartão vermelho direto ao jogador do FC Porto, numa decisão muito contestada pelos dragões.

No entender do CA, Luis Díaz não devia ter sido expulso, dado que tinha a bola dominada (estava a rematar). A expulsão deve ser ponderada apenas em casos de disputa de bola.

Só que o CA validou a decisão tomada por Luís Godinho, dadas as dúvidas que ainda havia sobre os procedimentos a tomar neste tipo de lances. Ficou, porém, a recomendação para que não se repita a expulsão num lance semelhante, de acordo com o jornal Record.

Na mesma 'Ação de Reciclagem e Avaliação', o CA pediu aos árbitros mais controlo em relação aos elementos no banco de suplentes e recomendou que as consultas ao videoárbitro demorem o tempo que for necessário.