Portugal
"O que condiciona são reuniões de urgência, depois perdoam penáltis e expulsões"
2023-12-13 14:55:00
"Quando as pessoas se sentem beliscadas têm que mostrar a sua insatisfação", diz ex-jogador de futebol Fernando Mendes

As palavras de Frederico Varandas sobre as arbitragens têm sido entendidas entre portistas como uma forma de pressionar a equipa de arbitragem do próximo clássico. Oficialmente, os azuis e brancos, por via do seu porta-voz, já adiantaram que "as declarações foram para coagir os árbitros que vierem a ser designados para o clássico" e, por isso, seguirão para a capital portuguesa para defrontar "uma equipa constituída por muitos jogadores especializados em ludibriar".

Para o antigo jogador de futebol Fernando Mendes, que representou Sporting e FC Porto, entre outros emblemas, as palavras que Frederico Varandas proferiu foram "legítimas" perante o contexto em que têm decorrido os jogos do clube de Alvalade quando é orientado pelo árbitro João Pinheiro.

"Acho que foram legítimas porque tem sido um árbitro [João Pinheiro] com atuações péssimas", referiu Fernando Mendes, alargando a sua ideia.

"Algumas vezes com possíveis influências no resultado final nos jogos e já foram mencionados uma série de jogos", argumentou o antigo jogador de futebol, em declarações na CMTV, realçando que não encara as palavras de Frederico Varandas como uma forma de condicionar as arbitragens.

"Condicionar são outras coisas que nós vimos aí, reuniões que são marcadas de urgência e depois, a partir daí, as equipas ganham os jogos todos e perdoam tudo, penáltis, expulsões, isso, sim, é que é condicionar certas e determinadas atuações"

De resto, o ex-futebolista nota que há outras formas de o fazer e alude a algumas delas. "Condicionar são outras coisas que nós vimos aí, reuniões que são marcadas de urgência e depois, a partir daí, as equipas ganham os jogos todos e perdoam tudo, penáltis, expulsões, isso, sim, é que é condicionar certas e determinadas atuações", afirmou Fernando Mendes, aludindo a uma reunião que o FC Porto pediu no início de outubro com o Conselho de Arbitragem.

"Na sequência de um conjunto de erros graves e reiterados que adulteraram a classificação do campeonato, a FC Porto, Futebol SAD solicitou uma audiência ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol com caráter de urgência", escreveu o clube portista no seu site oficial, no início de outubro de 2023.

Para Fernando Mendes, há exemplos também com o Benfica. "O Tiago Martins levou com uma moeda de um cêntimo e, partir daí, ficou marcado e houve quase um boicote a esse árbitro também", recordou, admitindo que o líder do Sporting e outras figuras podem falar sempre que se sentirem "beliscadas".

"Quando as pessoas se sentem beliscadas têm que mostrar a sua insatisfação", concluiu o antigo jogador de futebol sobre um tema 'quente' que está a aparecer antes do clássico entre Sporting e FC Porto.

Leões e dragões defrontam-se na segunda-feira, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. Os dois rivais encontram-se em igualdade pontual na classificação da I Liga.