Portugal
"Conceição vai ter que dar crédito ao Sporting", diz Bruno de Carvalho
2021-02-12 14:40:00
"Por muitas reuniões que o Vieira faça chegas a um ponto em que já não dá"

Bruno de Carvalho acredita que o título não está garantido para o Sporting mas entende que a formação de Rúben Amorim está bem encaminhada para vencer o campeonato.

Numa luta intensa com os rivais, o Sporting foi angariando distâncias e tem agora mais oito pontos para o FC Porto, que é segundo, e 11 para Benfica e SC Braga que seguem atrás dos azuis e brancos.

Para Bruno de Carvalho, a equipa de Rúben Amorim tem sabido unir técnica, tática e a questão mental que é, segundo o ex-presidente, uma vertente que deve ser levada em consideração. E está a sê-lo em Alvalade, acredita Bruno de Carvalho.

"Mentalmente, é uma equipa que nem quando sofre um golo abate", refere o ex-presidente, ciente de que o leão poderá cair e perder pontos, mas confiando sempre na sua capacidade mental para dar a volta ao texto.

"Com esta atitude mental associada ao tático e ao técnico, a não ser que haja um descalabro, o que não vai acontecer, o Sporting vai ser campeão", vaticina Bruno de Carvalho, valorizando também o aspeto do modelo que tem sido aposta de Rúben Amorim.

A esse respeito, fica no ar uma 'alfinetada' a Jorge Jesus que tem referido que, há anos, quando começou a carreira, testou esse sistema de jogo.

"Agora há treinadores que dizem que inventaram o modelo com os três centrais…", realça Bruno de Carvalho, questionando: "A fazê-lo com esta mestria? O que ele fez este ano foi completar tecnicamente o plantel."

Confiando que será nesta temporada que o jejum de títulos no campeonato será quebrado para o Sporting, Bruno de Carvalho lança um olhar sobre o rival da Segunda Circular, neste ano de regresso de Jorge Jesus.

Sem menosprezar a questão da covid-19 e os seus impactos a nível físico e mental, Bruno de Carvalho realça que Jorge Jesus não valoriza a questão psicológica do plantel.

"Não tem noção nenhuma do que é o tratamento humano e da importância da questão mental", refere, dizendo que, a dado momento, ocorrem um "afastamento, questões no balneário e desentendimentos".

Socorrendo-se da sua experiência de trabalho com Jorge Jesus no Sporting, Bruno de Carvalho diz que "por muitas reuniões que o Luís Filipe Vieira faça com a estrutura e capitães, eu já tive no papel dele, chegas a um ponto em que já não dá."

Em entrevista ao Diário do Distrito, Bruno de Carvalho lançou também um olhar sobre os atuais campeões nacionais e nota uma espécie de 'confusão' na cabeça de Sérgio Conceição por ver o Sporting líder e não o FC Porto, mas também pelo Benfica estar longe do que foi prometido por Jesus no arranque de época.

"Acho que o Sérgio Conceição ainda não dá o real valor à equipa do Sporting e olha para a equipa dele e pensa que tinha de ir em primeiro, até pelo facto de que o que ia discutir o título com ele estar em quarto", comentou, avisando que o FC Porto 'ainda pode ir lá'.

"Se quiser lutar, o Sérgio Conceição vai ter que dar crédito ao Sporting e começar a pensar em qual é a forma de dentro de campo de combater estes três elementos", salientou, em referência às questões técnicas, táticas e mentais.

Depois da vitória em Barcelos sobre o Gil Vicente, o líder Sporting recebe na segunda-feira o Paços de Ferreira, a equipa sensação da I Liga de futebol, numa 19.ª jornada em que o FC Porto defronta em casa o Boavista e o Benfica joga em Moreira de Cónegos.

Com oito pontos de avanço, os leões vão entrar nesta ronda bem confortáveis na frente do campeonato, embora a receção ao Paços de Ferreira prometa ser complicada, enquanto dragões e encarnados estão proibidos de voltar a tropeçar, para não se afastarem ainda mais da luta pelo título.