Portugal
"Conceição vai embora. É a única leitura que eu faço disto"
2023-03-16 10:45:00
"Ele acabou a conferência de imprensa e eu disse 'olha, está a despedir-se'", diz ex-dirigente do Sporting

Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, acredita que Sérgio Conceição está de saída do FC Porto, pelo menos essa foi a ideia com que ficou depois de ouvir o treinador dos portistas na última conferência de imprensa onde o técnico deixou vários recados e críticas, lamentando mesmo a atitude dos apanha-bolas do Estádio do Dragão.

"Ele acabou a conferência de imprensa e eu disse 'olha, está a despedir-se'. Foi exatamente isso. A minha opinião depois de ouvir aquela conferência de imprensa é ir-se embora no final da época. Vai embora", observou Paulo Andrade, acreditando que o treinador está a deixar essa indicação nas palavras recentes.

"Os nossos apanha-bolas não podem estar sentados aos 85 minutos e serem os nossos jogadores a irem buscar a bola", lamentou Sérgio Conceição, após o embate com o Inter na Liga dos Campeões. E o técnico dos azuis e brancos foi mais longe: "Se tiver de ser eu a tratar disso, farei isso no futuro".

E Conceição teve ainda outra desabafo. "Muitas vezes andámos à volta aqui daquilo que é o meu silêncio, o ruído que existe no futebol... Tudo aquilo que mós temos feito aqui, com 30 por cento do plantel da equipa B, outros 40 por cento de equipas médias, Paços de Ferreira, Santa Clara, Famalicão, Rio Ave... E depois o mérito é zero. Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o chão ou de Sérgio Conceição que é um arruaceiro. Enfim."

O treinador do FC Porto disse que é preciso perceber o contexto em que os azuis e brancos têm vindo a competir nos últimos anos. "O FC Porto, com aquilo que tem, e que foram muito difíceis estes meus cinco anos e meio aqui no FC Porto, com anos de fair-play financeiro, sem poder ir buscar nenhum jogador e só vender para equilibrar é um trabalho difícil e muito pouco reconhecido. Perdoem-me o desabafo."

Paulo Andrade ouviu a conversa do treinador portista com a imprensa e questiona se existe alguém que não valorize o trabalho do técnico campeão nacional.

"No primeiro semestre, 45.8 milhões. O Benfica teve 46 e o Sporting 22"

"Mas há alguém que não valorize o trabalho dele? Foi campeão nacional três vezes. Não tem mérito o Sérgio Conceição?", questionou o ex-dirigente verde e branco, realçando, no entanto, que o FC Porto tem feito investimentos na sua equipa.

"Ele teve investimentos na ordem dos 240 ou 250 milhões. Este ano no primeiro semestre, 45,8 milhões. O Benfica teve 46 e o Sporting 22."

Perante isso, disse Paulo Andrade, na CMTV, os portistas "investiram bastante", ainda que tenham perdido alguns jogadores, que saíram a custo zero.

"Claro que deixaram sair grandes jogadores como todos os grandes clubes têm deixado. Agora investimento houve", confirmou Paulo Andrade, insistindo na ideia de que Sérgio Conceição teve um discurso que soava a despedida.

"A única leitura que eu faço disto, não tenho outra, é exatamente que ele se quer ir embora no final da época", concluiu o antigo dirigente do Sporting.