Portugal
"Conceição está a projetar o duelo com o Sporting e a crença de que é possível"
2021-02-18 16:45:00
Ex-adjunto do FC Porto faz leitura das declarações do técnico portista

O FC Porto venceu a Juventus na Liga dos Campeões, alcançando uma vitória que, para muitos poderia ser encarada como uma missão (quase) impossível. Mas no Dragão, dizem os adeptos, 'não há impossíveis' e é nessa linha que Rui Quinta, ex-adjunto de Vítor Pereira, vai lendo as declarações de Sérgio Conceição.

Com um atraso pontual de 10 pontos para o Sporting, que segue na liderança da classificação do campeonato, Rui Quinta acredita que o treinador do FC Porto estará a tentar motivar os seus pupilos para as decisões do campeonato que se avizinham.

"A realidade do campeonato é diferente da Champions. Por muito que se queira, o aspeto emocional dos jogadores valoriza muito com a dimensão do opositor. No campeonato, as coisas não se processam nesse registo. Penso que quando [Sérgio Conceição] fala em replicar no campeonato, fala nesta vontade e nesta crença de que é possível vencer. Já está, penso eu, a projetar o duelo com o Sporting", afirmou Rui Quinta.

O ex-adjunto dos dragões sustenta que Sérgio Conceição quer os jogadores "focados, entusiasmados e ambiciosos" para as 'batalhas' que se avizinham no campeonato, antecipando problemas para os portistas ao passar da realidade Champions para a realidade doméstica do campeonato.

"A seguir a estes jogos, depois da Champions e seleções, é sempre muito difícil preparar por causa do registo emocional", comentou Rui Quinta, adjunto do FC Porto na altura de Vítor Pereira, na Renascença, ele que ajudou os azuis e brancos a conquistarem vários títulos, com destaque para a conquista do campeonato em 2013 com um golo de Kelvin sobre o Benfica, no Estádio Dragão, conseguindo o FC Porto resgatar um título que parecia perdido para os lisboetas.

O FC Porto volta à luta do campeonato na segunda-feira, na Madeira. Já com conhecimento dos resultados dos seus principais rivais, o FC Porto vai tentar na Madeira dar um pontapé definitivo na crise doméstica, depois de três empates seguidos na I Liga, que deixaram os campeões nacionais bem mais longe de poderem revalidarem o título.

Para tal, os pupilos de Sérgio Conceição contam com a moralizadora vitória (2-1) sobre a Juventus de Cristiano Ronaldo, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões.

Mas a tarefa na 'Pérola do Atlântico' não se antevê fácil. Depois de ter alcançado apenas um triunfo num período de seis anos, entre 2012 e 2018, o FC Porto fez recentemente as ‘pazes’ com a Madeira, com duas vitórias e um empate nas três últimas deslocações ao Estádio dos Barreiros, embora o Marítimo seja tradicionalmente um adversário complicado para os dragões.

Esta temporada, os madeirenses já venceram no Estádio do Dragão (3-2), no duelo da primeira volta, embora neste momento estejam a passar por uma fase bem complicada, com cinco derrotas seguidas na I Liga, que fizerem os insulares caírem para o 14.º posto, com 17 pontos, apenas dois acima dos lugares de descida.