O mercado de transferências está fechado e agora cada equipa vai para dentro de campo com as unidades que tem à disposição dos seus treinadores. A grande transferência da janela de transferências de inverno foi protagonizada por Enzo Fernández, que há várias semanas era dado como provável reforço do Chelsea e isso acabou mesmo por se confirmar.
A saída de Enzo Fernández deixa o Benfica sem um dos seus habituais titulares no meio-campo e caberá a Roger Schmidt a tarefa de encontrar uma solução para a vaga deixada em aberto pela saída do campeão do Mundo pela Argentina. Fredrik Aursnes é o mais forte candidato ao lugar, embora na Luz existam outras soluções.
É, aliás, pelo quadro de jogadores disponíveis no clube da Luz que Augusto Inácio, antigo treinador e dirigente do Sporting, diz que é preciso valorizar a forma como o Benfica ajustou o seu plantel.
"O Benfica quando fez este plantel no início perspetivou a época de uma forma. Mas, à medida que ia jogando bem e ia ganhando, o Benfica percebeu, e de uma forma muito inteligente, que só tinha um extremo que era o David Neres. O resto eram os laterais que tinham de fazer de extremos", comentou Augusto Inácio, elogiando a contratação de Gonçalo Guedes.
"Tinham médios interiores que, de vez em quando, tinham de abrir. O Benfica percebeu que a única referência de velocidade no ataque era o Rafa Silva. Não havia outro. E o Gonçalo Guedes encaixa que nem uma luva nisto que eu acabei de dizer", destacou Augusto Inácio, falando das aquisições no mercado nórdico.
"O Benfica foi buscar um dinamarquês e um norueguês precisamente para um deles jogar numa ala", referiu Inácio, em declarações no canal A Bola TV.
"O Benfica tem que ter mais soluções e sem a vinda destes jogadores o Benfica iria ter muito mais dificuldades para depois acompanhar a Liga dos Campeões e o campeonato", sustentou o antigo treinador dos leões, que também jogou no FC Porto.
"O Benfica trabalhou muito bem"
"Por isso é que eu digo que o Benfica trabalhou muito bem este mercado de inverno. Viu aquilo que tinha, viu aquilo que faltava e atacou o mercado", destacou Inácio, insistindo que Gonçalo Guedes dará muito jeito a Roger Schmidt.
"O Wolves queria desfazer-se do Gonçalo Guedes e o Benfica 'deixa cá ir buscar', até porque ele é do Benfica, não há adaptação e encaixa rápido aqui. Está em competição. Espetáculo", sublinhou, dizendo que não tem problemas em parabenizar o rival da Luz.
"Por isso, eu como sportinguista dou os parabéns à forma como o Benfica olhou para este mercado e conseguiu colmatar aquilo que eram as suas deficiências e depois ainda arrumou a casa com os excedentes", observou Inácio.
"Ainda arrumou a casa com os excedentes"
"Conseguiu limpar, atenção não estou a dizer mal dos jogadores, incorporando gente mais nova e com um plantel mais capaz para atacar as frentes que estão por aí", concluiu Inácio que falava numa altura em que a contratação de Enzo Fernández pelo Chelsea era dada como provável e ventilada há várias semanas, mas não tinha sido ainda oficializada.