Portugal
"Como é possível tanto conformismo com um inaceitável quarto lugar?"
2023-05-30 11:50:00
"Bastava um qualquer 'notável' dizer que o quarto lugar não é lugar para o nosso clube…", desabafa Hélder Amaral

O Sporting fechou a época em quarto lugar no campeonato e sem conquistar qualquer título. Na próxima temporada, a turma verde e branca vai lutar nas provas europeias na Liga Europa, uma vez que nem uma vaga para as pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões a turma de Alvalade alcançou.

Hélder Amaral, antigo elemento do Conselho Leonino e ex-deputado na Assembleia da República, lamenta que o nível de exigência no clube leve a que, após uma época marcada por desaires, tudo se mantenha em silêncio. "Bastava um qualquer 'notável' dizer que o quarto lugar não é lugar para o nosso clube…", desabafou Hélder Amaral.

Em mensagens deixadas na rede social Twitter, o conhecido adepto dos leões nota que há um "problema sério de exigência" no atual emblema liderado por Frederico Varandas.

"Temos um problema sério de exigência e cultura competitiva", indicou Hélder Amaral, referindo ainda que quem olha para Pedro Gonçalves vê um "exemplo" do Sporting destes tempos.

"O Pote é o exemplo do atual Sporting", assinalou o ex-deputado, referindo que é "elegante, sorridente e com a garra de uma Preguiça da Amazónia".

Uma segunda volta diferente da primeira... para melhor

O Sporting não tem boas memórias da época 2022/23, afinal, nem um apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões foi capaz de alcançar.

Ainda assim, a segunda volta dos leões foi de um nível superior à primeira e tendo por análise apenas as segundas voltas, é possível verificar que os leões fizeram 42 pontos.

Estes 42 pontos representam mais um do que na época passada e mais dois do que na temporada em que o título de campeão ficou em Alvalade e se fez a festa dos campeões nacionais em tons de verde e branco, em 2020/21.

"Melhor equipa do que quando fomos campeões"

Rúben Amorim fechou a época sem qualquer título e no quarto lugar mas surpreendeu, recentemente, ao salientar que viu a época com aspetos que não viu quando conduziu o Sporting ao título de campeão nacional.

"Até acho que somos melhor equipa agora do que quando fomos campeões", afirmou o treinador do Sporting, em declarações aos jornalistas, após o último jogo da temporada.

"O plantel precisa de algumas características diferentes, mas também precisa de noção que a ir comprar só para acrescentar. Aqui ou ali houve coisas que fizemos que não foram acertadas", completou Rúben Amorim a este respeito, prometendo na nova época continuar a olhar para a formação de Alvalade.

"Temos de olhar para a formação. Se não for muito melhor do que o que temos cá, arriscaremos...", avisou o técnico do Sporting Rúben Amorim.